ZF participa da Fenatran 2019 com foco na mobilidade do futuro

11/10/2019 15:10 • Logística
  • A empresa apresentará a transmissão automática ZF PowerLine de oito marchas
  • Eixo de tração elétrica AxTrax AVE, que pode ser combinado com as configurações de célula híbrida e combustível, ou ser alimentado por bateria será apresentado no evento
  • Focada na Mobilidade da Próxima Geração, ZF marcará sua presença com uma exposição de equipamentos que entregam eficiência e segurança ao transporte e logística de cargas

Com o objetivo de demonstrar ao mercado de transportes soluções completas para uma mobilidade eficiente e segura, a ZF participará entre os dias 14 a 18 de outubro da 22ª Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, que acontecerá no São Paulo Expo, SP. O evento, considerado o mais importante voltado ao segmento de transporte rodoviário de cargas da América Latina, será palco de inúmeras soluções da marca.

“A Fenatran é o mais importante encontro do setor de transportes da América Latina, sem dúvida, uma oportunidade ideal para demonstrarmos ao mercado como a ZF está enxergando a mobilidade do futuro. Somos parte integrante de um novo cenário na indústria automotiva e participante como provedora líder em soluções completas, tanto alternativas como complementares. Essa realidade será demonstrada durante o evento“, afirma Silvio Furtado, diretor executivo de vendas para veículos comerciais e industriais da ZF América do Sul.
 
A ZF investe em sistemas para tornar a condução dos veículos cada vez mais segura e eficiente na área de transportes. “Como uma das empresas de tecnologia mais especializadas em sistemas mecânicos inteligentes para o setor automotivo e com o foco na Mobilidade da Próxima Geração, a Fenatran será palco de soluções em eletrificação, além de sistemas de qualidade consagrada no mercado automotivo global, afirma Silvio Furtado.  De acordo com o executivo, a empresa pretende investir globalmente mais de 12 bilhões de euros nas áreas de mobilidade elétrica e direção autônoma nos próximos cinco anos. Todos os investimentos em tecnologia da ZF são baseados no lema Vision Zero – zero emissões e zero acidentes.

Destaque para a automática ZF PowerLine de 08 marchas
Com um estande de 225 metros quadrados, o maior destaque da ZF na Fenatran deste ano será a transmissão PowerLine de 08 marchas. Trata-se de uma transmissão automática inspirada na transmissão automática para veículos de passeio 8HP, amplamente conhecida no mercado de automóveis global. A transmissão foi desenvolvida especialmente para atender o segmento de veículos comerciais (caminhões, picapes e ônibus urbanos e interurbanos) e traz o conceito de conversor de torque e planetárias, passando pela mecatrônica e eletrônica com software de controle. O produto também tem como legado o know-how de produção da transmissão para veículos leves.

O conversor de torque da PowerLine exerce o papel da embreagem durante a partida do veículo, com a vantagem de ser um componente que não sofre desgastes por ter funcionamento hidrodinâmico. A solução de conversor de torque traz para a PowerLine mais conforto, robustez, segurança, melhores custos operacionais e menor consumo de combustível. Para aplicações essencialmente urbanas e consequentemente mais severas, em que o ‘anda e para’ constante exige muito mais dos veículos e motoristas, as transmissões automáticas com conversor de torque são mais adequadas e recomendadas. A PowerLine pode ser aplicada até mesmo em caminhões semipesados, com peso bruto total combinado (PBTC, que se refere ao caminhão com a carreta e a respectiva carga total) de 26 toneladas, que podem ser beneficiados por essa e inúmeras outras vantagens.
 

Image converted using ifftoany

Solução em eletrificação 
Outro produto em destaque na exposição da ZF será a solução em eletrificação para veículos comerciais, o  AxTrax AVE, um eixo de tração elétrica, que pode ser combinado com as configurações de célula híbrida e combustível, ou ser alimentado por bateria. Em razão do seu desenho plano, os fabricantes ganham  liberdade quanto ao design do interior. Como um fornecedor de sistemas, a ZF também oferece hardware e software adequados para centralizar de forma otimizada o design, eficiência e vida útil da tração.

O eixo de tração elétrica foi introduzido pela primeira vez no mercado de ônibus e tem sido utilizado desde então em várias partes do mundo, como Europa e Leste Europeu, e estudos e avaliações estão sendo realizados em mercados como EUA, Mercosul e China. O eixo é fabricado na planta da ZF na Alemanha e contabiliza a comercialização de aproximadamente 1.3 mil eixos até 2018, com cerca de mil unidades neste ano. “A ZF foi pioneira neste tipo de solução, sobretudo quando comparamos sua capacidade e o design para piso baixo”, afirma Silvio Furtado. 

O AxTrax AVE tem capacidade para 13 toneladas e é indicado para veículos leves até pesados, com vocação para aplicações urbana e/ou mista. “As principais vantagens de utilização do eixo apontam para o seu sistema compacto e integrado de tração elétrica que substitui o motor a combustão, transmissão e eixo traseiro convencionais e permite melhor utilização e otimização de espaço”. 

Destaques em transmissões 
Uma das transmissões de maior relevância no mercado de transportes na atualidade em nível global também estará em exposição na Fenatran. A  transmissão TraXon está disponível para o mercado brasileiro e sul americano com 12 ou 16 marchas e oferece compatibilidade com um torque de motor de até 3.400 Nm (versão overdrive), ampla relação de marcha, grau de eficácia que chega a cerca de 99,7% e excelente relação potência-peso. Aliada a isso, ela conta com a inovadora unidade eletrônica da ZF, baseada em uma plataforma unificada de software, que abrange a estratégia de condução preditiva PreVision GPS e as funções de ponto morto e balanço.

A 9AS Ecotronic também fará parte da exposição. Atualmente é uma transmissão totalmente produzida no Brasil, na planta de Sorocaba. Com essa solução a ZF oferece ao mercado uma opção de transmissão automatizada, oriunda da transmissão mecânica de 9 marchas, seguindo a demanda do mercado por maior conforto de operação e redução de consumo. Um componente que desempenha um papel essencial no conforto do sistema 9AS EcoTronic é a Unidade de Controle Eletrônico, que se baseia na mesma plataforma de software de controle da TraXon.  Além de possibilitar diferentes modos de condução – de Eco até Power – com sua arquitetura de software e dependendo da aplicação, a unidade de controle oferece diversas funcionalidades adicionais opcionais, que proporcionam um valor agregado considerável ao cliente final: do elevado grau de conforto nas manobras até funções como a start-stop.

Conjunto de soluções para caminhões 
O conjunto de embreagem 430 para caminhões pesados e extrapesados equipados com transmissões automatizadas também será destaque da ZF na Fenatran. A embreagem possui o novo revestimento S-630C de última geração, um dos mais avançados atualmente do mercado, que oferece alta capacidade de transmissão de torque, mesmo sob elevadas temperaturas e severas condições de utilização, suavidade nos acoplamentos e baixíssimo desgaste. É indicada para motores de 1300 a 3500 Nm de torque e para atuar com os amortecedores torcionais das famílias 212/6, 232/6, 254/6 e 285/5. O conjunto dispensa qualquer manutenção durante sua vida útil e foi desenvolvido para atender requisitos técnicos específicos das transmissões automatizadas, cada vez mais presentes em todos os mercados de veículos comerciais.

Amortecedores de cabine e suspensão que otimizam conforto e dirigibilidade dos veículos, além de componentes de chassis, tais como barras de reação e barras de direção, projetadas para os mais rigorosos requisitos de segurança, também farão parte da exposição. 

Sistema de direção elétrica
Outro produto em exposição será o ReAX EPS, o primeiro protótipo do mundo de um sistema de direção totalmente elétrica para veículos comerciais, que dispensa o sistema hidráulico e periféricos. Ele possui um potente motor elétrico que chega a 70 Nm e fornece servoassistência total. Além disso, o sistema de direção eletricamente assistida da ZF (EPS – do inglês “Electrically Powered Steering”) foi projetado para futuramente dar suporte a aplicações do tipo “steer-by-wire”. A direção totalmente elétrica é essencial para sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e funções de condução automatizada, que podem aumentar a segurança, reduzir o estresse do motorista e melhorar o fluxo da logística. Com a direção ReAX EPS, a ZF conta com um produto bem mais eficiente, já que, se comparada com sistemas convencionais de direção hidráulica, reduz o peso e o espaço para instalação.

ZF Friedrichshafen AG

A ZF é uma empresa global de tecnologia que fornece sistemas de mobilidade para carros de passeio, veículos comerciais e aplicações industriais. Com um amplo portfólio de produtos tecnológicos, a companhia oferece soluções completas para montadoras estabelecidas, operadoras de serviços de mobilidade e novas empresas do setor de transporte e mobilidade. A engenharia dos sistemas ZF está focada na integração digital e automação. A ZF possibilita aos veículos ver, pensar e agir.

A ZF possui em torno de 149 mil colaboradores ao redor do mundo em aproximadamente 230 plantas em 40 países. Em 2018, a companhia alcançou vendas de 36,9 bilhões de euros. A empresa investe anualmente mais de 6% de seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento.