Quarta, 27 de outubro de 2021

Wilson Sons registra crescimento na exportação de farinha de trigo e farelo de aveia pelo Tecon Rio Grande

Atualizada em
Wilson Sons registra crescimento na exportação de farinha de trigo e farelo de aveia pelo Tecon Rio Grande

Ambos os alimentos tiveram avanço de movimentação recente no terminal

Dois produtos alimentícios tiveram um aumento expressivo de exportação no Rio Grande do Sul em 2020: farinha de trigo e farelo de aveia. Foi o que registrou a Wilson Sons através do Tecon Rio Grande. A farinha de trigo somou 147 contêineres exportados (194 TEU, medida equivalente a um contêiner de 20 pés), um total de 3,8 mil toneladas somente para a Venezuela. A última movimentação da mercadoria havia sido em 2017, quando apenas oito contêineres partiram do terminal de Rio Grande.

A farinha de trigo também cresceu em embarques de cabotagem (navegação entre portos marítimos da mesma costa). Foram 275 contêineres (546 TEU), o correspondente a 7,7 mil toneladas, que tiveram como principal destino os estados de Pernambuco e Alagoas. Em relação a 2019, o volume embarcado da mercadoria por cabotagem quase triplicou.

Outro produto que também se destacou em exportação no ano passado foi o farelo de aveia, com 48 contêineres (80 TEU), equivalente a 1,2 mil toneladas, os quais chegaram a países da América Latina como Chile, Colômbia e Costa Rica. Em 2019, o derivado do grão havia movimentado apenas 1 container.

Outros segmentos também tiveram crescimento

O bom desempenho de ambos os produtos acompanha o ritmo da movimentação de alimentos via Tecon Rio Grande, onde mais de 20 segmentos tiveram juntos um crescimento de 14% na comparação com 2019. Foram 35.394 contêineres, 27% das exportações totais do terminal, com destaque para arroz, carne suína e carne bovina. Os alimentos atingiram mais de cem destinos, sendo os principais: China, Arábia Saudita, Peru, Estados Unidos, Hong Kong, Reino Unido e Emirados Árabes Unidos.

Na navegação pela orla brasileira os alimentos apresentaram 85% dos embarques por meio deste modal, um total de 26.138 contêineres – em especial, o arroz.

TAGS: Terminais
Fonte:
https://www.revistaintermarket.com.br/wilson-sons-registra-crescimento-na-exportacao-de-farinha-de-trigo-e-farelo-de-aveia-pelo-tecon-rio-grande/
Opinião dos leitores

Deixe aqui uma resposta