Domingo, 18 de abril de 2021
Wilson Sons: divisão de rebocadores conquista classificação de excelência

Unidade de negócios de Rebocadores ganha status de classe mundial em segurança e registra menor índice de acidentes com afastamento em 2020.

A Wilson Sons, maior operadora de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, contabiliza mais uma conquista na gestão de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde). A unidade de negócios de Rebocadores atingiu o status de classe mundial em segurança, padrão de excelência definido pela Du Pont, consultoria referência?mundial no setor.

Com uma frota de 80 rebocadores, mais de 800 colaboradores, sendo 567 deles marítimos, a unidade de negócios conseguiu reduzir em 97% o índice de acidentes com afastamento nos últimos nove anos. No ano passado, a taxa de frequência de acidentes com afastamento foi de 0,29 e, no triênio, de 0,41, ambas abaixo do índice de 0,50, referencial para o desempenho de uma empresa de nível classe mundial. Em 2019, esse índice também ficou abaixo de 0,50: foi de 0,33.

Nos últimos dois anos, foram realizadas 14 campanhas voltadas para SMS e acumuladas mais de 75 mil horas de treinamento. Rede social corporativa, podcasts e games são algumas das ferramentas comunicação utilizadas para reforçar as práticas de SMS na divisão de Rebocadores da Wilson Sons.

— O JAM, rede corporativa que conecta as oito unidades de negócios do Grupo, foi um dos instrumentos utilizados por nós. A plataforma nos deu liberdade para desenvolver e disponibilizar produtos multimídias, mais atraentes e explicativos, além de agilizar vários processos, com a possibilidade de acesso online dos materiais para os marítimos embarcados — explica Marcio Castro, diretor executivo da divisão de Rebocadores.

Entre as campanhas realizadas, estão o Ligado em Segurança, concurso de vídeos (em que os próprios colaboradores apresentam práticas e procedimentos seguros em suas embarcações); game com simulações para identificação e correção de desvios, demonstrando os comportamentos seguros a bordo; vídeos curtos apresentados pelos profissionais de SMS; o QSMS Compartilha sobre padrões seguros; além do podcast Alerta de SMS, com relato de ocorrências e lições aprendidas.

— Para os clientes, uma empresa de classe mundial, que possui a segurança como valor, representa eficiência nas operações, credibilidade e confiança nas relações. Como mencionado em um dos princípios do nosso programa: segurança é um bom negócio para as empresas — destaca Castro.

Programa WS+ — O Programa WS+ foi criado, em 2011, com o objetivo de desenvolver a cultura de segurança, com base no reconhecimento das responsabilidades de cada colaborador, disciplina no cumprimento das regras, conceito de dono, engajamento das lideranças, administração dos desvios e a governança do desempenho em segurança. Hoje todos os oito negócios da Companhia integram o programa.

— Há dez anos a Wilson Sons vem realizando grandes investimentos em segurança com o Programa WS+. Os avanços têm sido significativos e, agora, comemoramos esse novo marco na divisão de Rebocadores. É um resultado expressivo que demonstra eficiência no gerenciamento de riscos e, principalmente, preservando a saúde e a integridade dos nossos colaboradores e o meio ambiente — explica Castro.

Em 2019, o Grupo alcançou o nível de Interdependência, o estágio máximo no grau de percepção de cultura de segurança, de acordo com pesquisa realizada em parceria com a DuPont. Das mais de mil empresas no mundo que realizam a avaliação, apenas 50 alcançaram essa classificação.

Fonte:
https://www.revistaintermarket.com.br/wilson-sons-divisao-de-rebocadores-conquista-classificacao-de-excelencia/