Sexta, 14 de maio de 2021
Suape investe em programas para cuidar da saúde mental de seus colaboradores

A empresa Suape vem desenvolvendo uma série de ações para cuidar da saúde mental dos seus colaboradores nesses tempos de pandemia de covid-19. Nesta semana, foi lançado mais um projeto voltado para o bem-estar das equipes. Chamada de “Liderança em Pauta”, a iniciativa é fruto de um contrato entre Suape e a empresa Azin Empreendedores Criativos, que oferece o curso on-line. Projetos dessa natureza fazem parte das diretrizes do Governo de Pernambuco e vêm sendo implementadas com ênfase pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, a qual a estatal está vinculada. A atividade foi desenvolvida com o objetivo de oferecer ferramentas e ensinamentos para aprimorar o relacionamento entre os colaboradores, tanto no dia a dia do trabalho quanto em sua rotina familiar.

Estão programadas quatro jornadas até o fim do ano. A primeira tem como tema “Desenvolvimento da Inteligência Emocional”, dividida em oito encontros semanais. “Com a pandemia da covid-19, esse é o momento para priorizar a saúde mental, já que estamos assoberbados de informações. Por isso, pensamos muito em tudo que os nossos colaboradores estão passando para propor atividades que fortaleçam as suas emoções e ajudem a construir uma inteligência emocional salutar para a vida e o trabalho”, explica a coordenadora de Recursos Humanos de Suape, Aline Lira. Dos oito encontros, três já foram realizados na última semana, contando com a participação de dezenas de colaboradores.

As palestras motivacionais são conduzidas por Luciana Glasner, facilitadora em gestão evolutiva, que desenvolve o conteúdo com base na neurociência, temática que busca entender como o cérebro funciona para explicar as emoções. Em todos os encontros, Luciana propõe exercícios de respiração e meditação, com excelente aceitação por parte dos colaboradores. “A prática diária dessas atividades ajuda a reduzir a tensão nos músculos respiratórios e a ansiedade, promovendo sensação de relaxamento, além de melhorar o foco e a atenção”, reforça a especialista.

O diretor-presidente do Complexo Portuário Industrial de Suape, Roberto Gusmão, comenta que o programa reforça a atenção da empresa com o bem-estar dos seus colaboradores. “Vivenciamos um período atípico, de muitos desafios com a pandemia da covid-19. O Liderança em Pauta cumpre muito bem o papel de proporcionar ações motivacionais para os trabalhadores e seus familiares”, pontua o gestor.

“Esse tipo de programa ajuda a fortalecer a nossa capacidade cognitiva e nossa inteligência emocional para lidar com toda essa adversidade que estamos vivendo neste contexto de luto coletivo. É um olhar para além do ordinário. É uma empresa preocupada com o coletivo e com cada indivíduo que preenche e dá vida a Suape”, comenta o colaborador Roberto Salomão.

Liderança em Pauta é o segundo lançamento de Suape, este ano, com o intuito de promover a saúde mental e o cuidado com seus 267 colaboradores. Em janeiro passado, a estatal firmou contrato com a Vitalk, empresa de tecnologia e bem-estar a distância, oferecendo ferramentas de acesso a ensinamentos de autocuidado de forma simplificada, lúdica, rápida e remota, por meio de aplicativo (App) já disponível pela contratada. Atualmente, 15 psicólogos atuam no programa e podem ser acionados para atendimento remoto pelos colaboradores de Suape.


https://www.revistaintermarket.com.br/suape-investe-em-programas-para-cuidar-da-saude-mental-de-seus-colaboradores/