Sábado, 24 de julho de 2021
Promar: autoridades firmam compromisso com o programa durante o lançamento

Firjan diz que programa é um estímulo à manutenção de empregos e ajudará a minorar o desequilíbrio social no país

O Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos (Promar), do Ministério de Minas e Energia (MME), foi lançado nesta quinta-feira, 11/03, em evento on-line. O lançamento contou com a participação de Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan e do Conselho Deliberativo da ONIP; do ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque; do secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, José Mauro; de deputados federais pelo estado do Rio, prefeitos e representantes da ANP, EPE e do governo do estado.  

“O Promar é um marco, uma resposta imediata do governo federal a uma angústia da sociedade brasileira da maior urgência, que é a transformação de nossos ativos de petróleo e gás em riquezas, com estímulo à manutenção de empregos diretos, que ajudarão a minorar o desequilíbrio social no país. Todos serão beneficiados: União, estados e sociedade”, afirmou Eduardo Eugenio. 

Além de promover a extensão da vida útil dos campos marítimos maduros de petróleo e gás natural, o Promar visa o aumento do fator de recuperação de áreas em produção no pós-sal, hoje de 22% para petróleo e 30% para gás natural, índices inferiores a experiências internacionais. A revitalização representa a continuidade da arrecadação de participações governamentais, geração de empregos e manutenção da indústria de bens e serviços locais, melhorando o ambiente de negócios e promovendo o desenvolvimento econômico e social não só das localidades diretamente afetadas, mas de toda a sociedade brasileira.  

“O nosso compromisso é o de investir em melhorias nas políticas públicas. O Promar é de abrangência nacional, mas de especial relevância para o Rio de Janeiro, onde se concentram a maioria desses campos. Vamos melhorar as condições de aproveitamento econômico dessas áreas, extraindo o maior volume possível de recursos, e aumentar a atratividade de investimentos”, afirmou o ministro Albuquerque. 

Por meio de consulta pública aberta em janeiro, produtores, fornecedores, órgãos públicos e instituições como a Firjan apresentaram sugestões sobre os principais desafios enfrentados na exploração e produção dos campos marítimos maduros. Os próximos passos do Promar incluem a realização de um primeiro workshop, nos dias 15 e 16 de abril, e o encaminhamento de sugestões enviadas pela consulta pública para avaliação dos órgãos competentes. A realização de um segundo workshop está prevista para junho.


https://www.revistaintermarket.com.br/promar-autoridades-firmam-compromisso-com-o-programa-durante-o-lancamento/

One thought on “Promar: autoridades firmam compromisso com o programa durante o lançamento