Sábado, 24 de julho de 2021
Presidente da Codesa conhece projeto de Terminal de Combustíveis Norte

O Presidente da CODESA, Julio Castiglioni, participou nessa segunda-feira, 19, de visita técnica ao terminal de químicos e combustíveis do grupo Ultra (VDC12), licitado em 2019, e que se encontra em estágio final de construção, em Vila do Conde, no Pará.

O projeto, com investimentos de R$ 300 milhões, terá infraestrutura robusta para receber navios de grande porte e realizar operações com barcaças, atendendo ao desenvolvimento da região Norte. O início das operações está previsto para 2022.

A importância em conhecer o projeto vem da sinergia com a planta que será construída na área arrendada em Capuaba, Vila velha, denominado projeto VIX30.

A visita a Vila do Conde fez parte da agenda de trabalho do evento Norte Export, etapa regional do Fórum Brasil Export 2021.

Sobre a Codesa

O Porto de Vitória foi criado em 1906 e está sob a jurisdição da COMPANHIA DOCAS DO ESPÍRITO SANTO – CODESA, que se constitui na Autoridade Portuária do Espírito Santo. O porto tem instalações públicas e arrendadas, que possibilitam a movimentação de diversos tipos de cargas, incluindo o atendimento às embarcações offshore.

Sua história teve início na segunda metade do século XIX com o crescimento da cultura cafeeira. Na época, o embarque de cargas era feito no atracadouro denominado Cais do Imperador – simples cais de madeira (trapiche) que ficava onde hoje se localiza a escadaria do Palácio Anchieta. Datam de 1881 os primeiros estudos para a construção do Porto de Vitória. Mas, em função do baixo comércio da região e a falta de estradas que ligassem ao interior, o projeto demorou a sair do papel.


https://www.revistaintermarket.com.br/presidente-da-codesa-conhece-projeto-de-terminal-de-combustiveis-norte/