PORTOS RS participam de evento sobre logística da Serra Gaúcha

19/11/2019 18:11 • Portos

O superintendente dos Portos RS, Fernando Estima, juntamente com o secretário de Estado de Logística e Transportes, Juvir Costella, participaram na tarde desta terça-feira, 19, do evento “Entendendo a cadeia logística da Serra Gaúcha”, organizado pelo MOBICaxias, em Caxias do Sul, na serra gaúcha. O evento ocorreu na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços. Em sua fala, o superintendente abordou as potencialidades do complexo portuário, o trabalho feito pelo Governo para modernização da gestão e ampliação do modal hidroviário.

Fernando Estima abordou as potencialidades da logística gaúcha com o que já existe instalado no Estado do Rio Grande do Sul, ressaltando projetos como o Contesc, no polo petroquímico, e o terminal da CMPC Celulose Riograndense, em Guaíba. O terminal de contêineres da hidrovia está instalado cerca de 100 km de Caxias do Sul, por exemplo. Além disso, Estima abordou a modificação do modelo de gestão dos portos gaúchos de autarquia para empresa pública que está sendo estudado pelo Governo Gaúcho e será submetido a Assembleia Legislativa. 

Outro ponto abordado pelo superintendente é o fim do primeiro grande ciclo de concessões do Brasil no Rio Grande do Sul. Nos próximos anos ocorrerá o encerramento de contratos de concessões de rodovias, ferrovias e terminais. “Viemos a Caxias para ouvir o mercado, as demandas do setor produtivo para que possamos construir as alternativas mais competitivas para o Estado”, afirma ele. Já para o secretário de Logística do RS, Juvir Costella destacou a importância das parcerias com a iniciativa privada. Também abordou a importância da manutenção das rodovias do Estado.

Passaram ainda pelo evento: o diretor de relações institucionais da Marcopolo S/A, Rubes Bisi; o supervisor comercial do Porto Seco Transportes LTDA, Mauro Vencatto; o gerente comercial do Tecon Rio Grande, Rodrigo Velho e; o CEO e Founder do Grupo Intelog, Paulo Menzel. Ainda ocorreu a apresentação Plano de Ação MOBI 20/30. Além das entidades já citadas foram promotoras e/ou apoiadoras do evento: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul, APL, CDL, Sindilojas, Sindimadeira, Simplás e UCS.