Porto do Açu apoia 1º Festival Audiovisual China-Brasil

13/09/2019 14:09 • Portos

Rio de Janeiro, 13 de setembro de 2019 – A Porto do Açu foi premiada, entre mais de trinta entidades, como a melhor empresa brasileira parceira do 1º Festival Audiovisual China – Brasil, em cerimônia realizada no dia 11 no Rio de Janeiro. O evento, promovido pelo Consulado Geral da China no Rio, teve como objetivo fomentar o intercâmbio cultural entre os dois países. O evento, realizado no início deste mês, contou com a exibição de filmes em salas de cinema e empresas parceiras. 

Uma das apresentações realizadas pela Porto do Açu aconteceu no escritório da empresa, no Rio, e contou com a participação de cerca de 40 colaboradores. Eles assistiram ao documentário “China: Time of Xi” e participaram de um painel de discussão sobre os aspectos comerciais e culturais do país oriental e sua relação com o Porto do Açu. O debate contou com a participação do cônsul comercial da China no Rio, Xu Yuansheng; e da diretora Comercial da Porto do Açu, Tessa Major; além de executivos de empresas chinesas. 

“Conectar as pessoas através da diversidade e combinar diferentes visões, é algo muito importante para o Porto do Açu. E o grande número de colaboradores que participou do festival, mostra a importância deste tema para nosso time. Nossa relação com a China, principal parceiro comercial do Brasil e lar do nosso porto-irmão, Guangzhou, e de vários parceiros de negócios, é especial para nós. Estamos muito gratos com esta cooperação com o Consulado para o sucesso deste evento e com o contínuo apoio que eles nos fornecem no aprofundamento de nossas relações comerciais com a China. Receber um prêmio como resultado destes esforços conjuntos é uma grande honra e nos inspira a seguir nessa trajetória positiva”, concluiu Tessa Major.

Em operação desde 2014, o Porto do Açu – localizado em São João da Barra (RJ) – movimentou aproximadamente 45 milhões de toneladas de cargas para a China (como origem ou destino). Cerca de 95% desse volume corresponde à exportação de minério de ferro, bauxita e risers (tubos que fazem a ligação entre os poços de petróleo, no fundo do mar, e as plataformas ou navios, na superfície). 

Os outros 5% correspondem a importações de coque e carga geral, que são tipos de carga que para serem transportadas precisam ser acondicionadas em volumes, como contêineres ou caixas, assim como grandes equipamentos. Os terminais utilizados nessas transações são o de Minério de Ferro e o Terminal Multicargas (T-MULT). 

Além disso, em maio deste ano o Porto do Açu assinou um Acordo de Cooperação com o Porto de Guangzhou, com o objetivo compartilhar as melhores práticas e conhecimentos sobre operação e gestão portuária, além de fortalecer a cooperação em investimentos e desenvolvimento de negócios. 

“Estreitar o relacionamento com países asiáticos é parte da estratégia do Porto do Açu em conectar o Brasil a portos de classe mundial, que tenham as mesmas características, como infraestrutura de ponta. Somos um porto-indústria em operação, com capacidade para receber grandes embarcações e temos retroárea disponível para a instalação de indústrias. Além disso, contamos com eficiência logística para aproximar os principais centros produtores brasileiros das crescentes demandas da China e demais países asiáticos”, afirmou a executiva.

Sobre o Porto do Açu
Com 130 km² de área, o Açu, é o maior complexo portuário-energético do Brasil. Com 17 quilômetros de cais, sendo 40% já operacionais, o complexo atualmente movimenta petróleo, minério de ferro, carvão, coque, bauxita e gipsita, bem como cargas gerais e de projeto. Em 2017, foi criada a Zona de Processamento de Exportações (ZPE) do Porto do Açu como uma área de livre comércio, com administração privada, e voltada para fabricação de bens e produtos para exportação com incentivos fiscais. 

Mais informações
Bárbara Bortolin – barbara.bortolin@prumologistica.com.br
(21) 3725-8028 / 98141-9143
Fernanda Corrêa – fernanda.correa@portodoacu.com.br
(22) 2133-1230 / (22) 99712-7143
Débora Rolando – t-debora.rolando@prumologistica.com.br
(21) 3725-8109/ 987514902