Quarta, 22 de setembro de 2021
Porto de Vitória produz vídeos educativos sobre proteção aos mangues

A beleza dos Manguezais Urbanos de Vitória, considerado um dos maiores do mundo, está sendo exibida, neste mês, nas escolas públicas que margeiam o ecossistema presente na capital. As exibições vão sábado, dia 30.

O material é uma produção da CODESA em parceria com a Prefeitura de Vitória, e a ação integra uma extensa programação de atividades educativas promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), nesta semana em que se comemorou o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, celebrado em 26 de julho.

O vídeo “Manguezais da Baía de Vitória”, com pouco mais de 12 minutos, resgata importantes informações ecológicas sobre os manguezais; apresentada a diversidade do ecossistema que contorna Vitória, desde o bairro Santo Antônio até o Jabour; informa quais as leis ambientais de proteção dos mangues; e, a relação do manguezal com a tradição e cultura do povo capixaba.

Dentre os exemplos citados no material, está a utilização do tanino, uma espécie de tinta extraída da árvore Mangue Vermelho, para a produção da tradicional panela de barro, a contribuição do mangue para o sustento de famílias de pescadores e catadores de crustáceos (caranguejo, siri e camarão) e moluscos (mexilhão e ostra). Está disponível aqui.

Já na contação de história online “Tem mágica no Manguezal”, o artista Vitor Passarim responde perguntas como: “O que é o manguezal?”, “Como ele surge?”, “Como ajudar na sua preservação?”. Isso tudo de forma leve, mesclando elementos da cultura capixaba. Clique aqui para conhecer. Participam do projeto cerca de 400 alunos das escolas Vercenílio da Silva Pascoal, de Joana D’Arc; Francisco Lacerda de Aguiar, de São Pedro, e Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jacyntha Ferreira de Souza Simões, de Goiabeiras.

As atividades ambientais do Porto são promovidas pela Coordenação de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho (Comast), que conta com o apoio da Environlink – empresa de Consultoria e Serviços Ambientais que presta serviços para atendimento da Licença Ambiental de Regularização – LAR nº 06/2014.


https://www.revistaintermarket.com.br/porto-de-vitoria-produz-videos-educativos-sobre-protecao-aos-mangues/
Opinião dos leitores

One thought on “Porto de Vitória produz vídeos educativos sobre proteção aos mangues

Deixe aqui uma resposta

%d blogueiros gostam disto: