Quinta, 05 de agosto de 2021
Porto de Suape instala iluminação de LED e placas fotovoltaicas em áreas operacionais

O Porto de Suape investe continuamente em infraestrutura, optando por modelos que gerem economia, que contribuam com a sustentabilidade e proporcionem maior eficiência. Na esteira desse processo, os Cais 4 e 5 do atracadouro receberam iluminação de LED, que oferece mais segurança e agilidade às operações de embarque e desembarque de cargas durante a noite. No total, 60 lâmpadas foram substituídas em 24 postes, metade em cada cais.

As antigas lâmpadas eram de 2000 megawatts ou de vapor de sódio, com período curto de vida útil e sofriam interferência do forte vento na beira do cais. As de LED são mais baratas, com custo unitário de R$ 5.093,59. Também apresentam maior resistência à vibração, sendo mais apropriadas para áreas externas, como é o caso da área portuária, além de ter vida útil mais longa. O modelo adquirido pelo porto tem garantia de cinco anos.

A troca proporcionou mais um benefício ambiental para Suape, já que as novas lâmpadas não contêm nenhum elemento poluente ou contaminante, reduzindo a quantidade de lixo tóxico. Outro benefício do LED é o baixo consumo de energia, gerando economia e a diminuição de geração de energia elétrica, reduzindo os impactos ambientais desse processo.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio, a iniciativa é mais uma ação importante da agenda de sustentabilidade desenvolvida pelo porto em suas operações. “O Porto de Suape alcançou a notoriedade que tem hoje não só pela sua excelência operacional, mas também pela preocupação com a sustentabilidade em todas as suas frentes. A preservação do meio ambiente é predominante em todas as ações, sejam operacionais ou de manutenção da estrutura”, pontua.

Como parte da agenda de sustentabilidade citada pelo secretário Geraldo Julio, a administração portuária também está investindo em energia solar. No início deste ano, foram adquiridas 20 torres de iluminação com placas fotovoltaicas, para substituição de 16 torres de energia a óleo diesel, que já se encontram em processo de fabricação e devem ser entregues até o final de abril. As torres são utilizadas para complementar a iluminação dos pátios públicos de veículos e dos cais quando há operação noturna de embarque ou desembarque de cargas, gerando economia de mais de R$ 220 mil ao ano.

SOBRE SUAPE – Fundado há 42 anos no Litoral Sul de Pernambuco, entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santos Agostinho, o Complexo Industrial Portuário de Suape é considerado a âncora e a locomotiva do desenvolvimento do Estado, atraindo grandes empreendimentos em suas cadeias produtivas. Situado a apenas 40 quilômetros do Recife e instalado em uma área de 13,5 mil hectares, Suape é um projeto ousado e inovador, porque alia o porto a um complexo industrial que conta com 150 empresas instaladas e em implantação. O território do complexo ainda contempla uma grande área de preservação ecológica, que representa 59% de sua área, reafirmando o compromisso com uma agenda verde e sustentável, aliando o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente.


https://www.revistaintermarket.com.br/porto-de-suape-instala-iluminacao-de-led-e-placas-fotovoltaicas-em-areas-operacionais/
Opinião dos leitores

Deixe aqui uma resposta