Domingo, 18 de abril de 2021
Porto de Ilhéus completa um ano do Plano de Controle Ambiental

No mês de março de 2021, a CODEBA atingiu um importante marco na gestão ambiental do Porto de Ilhéus, completando o primeiro ano de execução do Plano de Controle Ambiental (PCA) do Porto. Ao longo destes 12 meses, foi possível realizar quatro campanhas de monitoramento de material particulado, ruídos e qualidade da água, sedimentos e biota aquática, sendo a última campanha concluída em fevereiro de 2021.

Também foi realizada a capacitação da turma de trabalhadores, tratando de temáticas voltadas à gestão ambiental. No âmbito dos programas socioambientais, foram realizados encontros com representantes da comunidade do entorno para divulgar os programas em execução pela CODEBA, além de realizar diagnósticos e debater sobre outros temas. A aproximação com a comunidade representa um avanço na relação institucional da Cia das Docas da Bahia com o entorno, favorecendo a relação Porto-Cidade.

MONITORAMENTO DE MATERIAL PARTICULADO

Foram instalados 02 amostradores de grande volume (HI-VOL) em diferentes pontos do Porto de Ilhéus. Os equipamentos foram posicionados próximos de locais com maior movimentação de veículos e das principais instalações operacionais, como o pátio de operação, cais e armazéns de cargas. O monitoramento atmosférico em fevereiro de 2021 coincidiu com a operação de cacau.

MONITORAMENTO DE RUÍDOS

As medições de ruído foram realizadas conforme critérios estabelecidos na Norma NBR 10.151, sendo amostradas em período diurno e noturno, em cinco dias de esforço amostral. O monitoramento foi realizado em 05 diferentes pontos, sendo 01 dentro do Porto, 01 na entrada, 01 no moinho, 01 no eixo principal que dá acesso ao Porto e 01 na Avenida Soares Lopes.

MONITORAMENTO DE QUALIDADE DA ÁGUA, SEDIMENTOS E BIOTA AQUÁTICA

Foram realizadas coletas em 10 pontos para análise da qualidade da água e sedimentos, além das comunidades bentônicas, em 05 pontos para comunidades planctônicas e análises ecotoxicológicas. Além disso, mensalmente é realizado acompanhamento da ictiofauna, junto às associações e colônias, por meio de entrevistas com os pescadores.

Mesmo com a pandemia da Covid-19, o primeiro ano de execução do Plano de Controle Ambiental (PCA) do Porto de Ilhéus apresentou resultados satisfatórios. Foi possível elaborar procedimentos de melhoria na gestão ambiental, implementar rotina de acompanhamento com os operadores portuários, implantar meios de comunicação direto com a comunidade do entorno, realizar capacitação dos trabalhadores, efetuar os monitoramentos ambientais e planejar as atividades de melhoria para 2021.

Este ano, estão previstos novos monitoramentos da fauna marinha, capacitação de novas turmas de trabalhadores, continuidade dos monitoramentos ambientais e implantação de projetos de melhoria na infraestrutura. Todas estas ações estão alinhadas ao Planejamento Estratégico da Companhia e visam a melhoria contínua do desempenho ambiental do Porto de Ilhéus.

Fonte:
https://www.revistaintermarket.com.br/porto-de-ilheus-completa-um-ano-do-plano-de-controle-ambiental/