Petrobras atualiza sobre ocorrência na Bacia de Campos – FPSO Rio de Janeiro

12/09/2019 17:09 • Petróleo & Gas

A Petrobras, em continuidade ao comunicado ao mercado divulgado em 28/8, informa que a empresa Modec comunicou à companhia que, na manhã desta quinta-feira, a equipe de Salvage embarcou novamente no FPSO Cidade do Rio de Janeiro para prosseguir com a preparação das atividades para o descomissionamento e remoção do navio.

A prioridade da Modec e da Petrobras, desde o início de sua atuação na gestão de medidas de contenção aos danos no FPSO Cidade Rio de Janeiro, foi a de prestar o suporte imediato que garantisse a segurança das pessoas e preservasse o meio ambiente. O desembarque dos empregados foi conduzido de modo seguro entre os dias 24 e 26 de agosto e, no momento, o foco é concluir o processo de descomissionamento do navio com segurança.

A Modec também informou que a plataforma contém aproximadamente 450m³ de óleo diesel e 169m³ de borra oleosa, ambos estocados em tanques não afetados pelos danos. Para efeitos de comparação, a capacidade total de armazenamento do navio é de cerca de 250.000m³. A embarcação não tem óleo cru em nenhum dos seus tanques. A equipe de Salvage embarcada trabalha também num plano para redução de forma segura dos produtos armazenados no navio. 

Os danos à lateral do navio não progrediram e permaneceram estáveis em comparação com a última análise, ainda confinados a um único tanque. As condições de calado e inclinação da embarcação também permanecem estáveis.

A mancha de óleo no mar detectada no sobrevoo desta quinta-feira foi reduzida. Embarcações continuam trabalhando na limpeza e na dispersão do produto.

Fonte: Agência Petrobras de Notícias