Pesquisa da Embrapa busca aumentar teor de zinco do arroz do Maranhão

25/10/2019 21:10 • Eventos

Um arroz rico em micronutrientes – o arroz biofortificado –  está em processo de desenvolvimento pela Embrapa. O objetivo é atingir níveis de zinco desejáveis para produzir benefícios à nutrição humana. O projeto de pesquisa – desenvolvido pela Embrapa Cocais em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão e Embrapa Agroindústria de Alimentos no âmbito da Rede BioFORT –  também busca características agronômicas ou sensoriais de interesse, atrativas aos agricultores e consumidores. 

Uma das ações de pesquisa foi a caracterização para teor de zinco dos 550 genótipos da coleção nuclear da Embrapa, que representam toda variabilidade genética do banco de germoplasma da Empresa. “A variação no teor de zinco oscilou entre 11,2 e 45,7 ppm (partes por milhão). No cultivo de arroz comercializado no Maranhão, o teor médio de zinco encontrado é de 16 ppm.  Encontramos uma linhagem com valor máximo de 45 ppm e estamos fazendo os cruzamentos com as cultivares comerciais, visando testar essas progênies no Maranhão. Queremos acessar o conteúdo de zinco superior a 28 ppm e que agregue todas as características desejáveis. A expectativa é chegarmos à cultivar biofortificada em até 10 anos”, explica o pesquisador Guilherme Barbosa Abreu, da Embrapa Cocais.

Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui

PARTICIPE GRATUITAMENTE DO 2º FÓRUM BRANDED CONTENT BRASIL!

2º Fórum Branded Content Brasil

Data: 04 de novembro de 2019
Horário do credenciamento: 14h00

Horário dos debates: 14h30 – 18h30
Local: Theatro Net São Paulo – Rua Olimpíadas, 360 – 5º andar – Vila Olímpia, São Paulo.
Faça sua incrição gratuitamente: http://bit.ly/FBCB2019.

Um pouco mais sobre o CECOM:

O Centro de Estudos da Comunicação tem o propósito de disseminar projetos que valorizem os profissionais e as profissões que edificam e desenvolvem as narrativas de nossa sociedade. Um país democrático – e com um bom ambiente de negócios – se constrói com uma imprensa forte e independente e influencers preparados e cientes de sua responsabilidade como comunicadores.