Quinta, 05 de agosto de 2021
Navio e barco pesqueiro colidem no canal de acesso ao Porto do Rio Grande

Na manhã desta segunda-feira, 12/4/21, o navio maltês WL Kirillov se envolveu em um acidente com o barco pesqueiro Vencedor III, durante a sua saída pelo canal no Porto Novo do Rio Grande. Em nota, a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 5º Distrito Naval, informou que está trabalhando ativamente para investigar as causas do acidente.

Após a batida, três tripulantes da embarcação pesqueira se jogaram na água ao perceber que o barco iria afundar. Eles foram resgatados pela Praticagem da Barra do Rio Grande e passam bem.

Ao longo do dia, informações atualizadas do acidente serão repassadas pelos canais de comunicação da Portos RS.

NOTA SALVATAGEM BARCO VENCEDOR III

Em razão das condições climáticas, e também por precaução devido a baixa visibilidade da equipe de mergulho, os trabalhos de remoção do barco pesqueiro Vencedor III foram suspensos no início da noite desta quarta-feira, 14.

Os trabalhos são executados sob responsabilidade da Superintendência dos Portos, com apoio da Capitania dos Portos em questões relacionadas à segurança da navegação, apoio técnico de uma empresa especializada contratada e da base de emergência ambiental da Portos RS.

Todos os equipamentos para salvatagem já foram instalados. Também foram colocadas as barreiras de contenção e absorção, no entanto, as dificuldades impostas pelas condições climáticas acabaram influenciando na direção da correnteza, não sendo possível continuar a operação de resgate. A previsão é que na manhã desta quinta-feira, 15, seja feita uma avaliação para a retomada.

Segundo o Diretor de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Portos RS, Henrique Ilha, as operações do complexo portuário seguem ocorrendo normalmente com os devidos cuidados. ?A Capitania dos Portos, com apoio da Praticagem da Barra, está tomando todas as precauções, acompanhando de perto a passagem de navios e embarcações, interrompendo os mergulhos nestes eventos. A preocupação com as pessoas e com o meio ambiente está sendo garantida com a ação coordenada das autoridades e especialistas presentes nas atividades de campo”, explica Ilha.

Toda a operação está sendo acompanhada pelos diretores da Portos RS, Henrique Ilha e Jeferson Dutra.

TAGS: Acidente
Fonte:
https://www.revistaintermarket.com.br/navio-e-barco-pesqueiro-colidem-no-canal-de-acesso-ao-porto-do-rio-grande/
Opinião dos leitores

Deixe aqui uma resposta