Instituto Argonauta e Aquário de Ubatuba emitem a 10ª e 11ª edição do Boletim do lixo no Litoral Norte

16/10/2019 16:10 • Meio Ambiente

Nos meses de agosto e setembro 132 praias do litoral Norte de São Paulo foram monitoradas diariamente, sendo 57 em Ubatuba, 15 em Caraguatatuba,
31 em São Sebastião e 29 na Ilhabela

Ao longo do mês de agosto, 91 praias (68,9%) do litoral norte apresentaram itens espalhados em toda sua extensão e foram classificadas na categoria “Traço”.

Neste período, nenhuma praia foi classificada como “Caótico”. No entanto, foram registradas situações pontuais desta categoria no município de São Sebastião.  

Em Ubatuba, foram retirados 295,3 kg de amostras de lixo das praias monitoradas, em Caraguatatuba 280,4 kg, São Sebastião 457,6 kg e em Ilhabela 146,3 kg, totalizando 1179,6 kg. Os valores de peso são referentes a uma amostragem diária do local.

Já em setembro, 1100,9 kg de amostras de lixo foram retirados das praias do litoral Norte.  Em Ubatuba, um total de 279,7 kg, em Caraguatatuba 301,5 kg, em São Sebastião 461,6 kg e em Ilhabela 58,2 Kg.

 A situação “Caótico” foi pontual nas praias localizadas em Ubatuba (Toninhas), Caraguatatuba (Porto Novo) e São Sebastião (Praia das Gaivotas).

O boletim é emitido mensalmente e tem como objetivo sensibilizar turistas, moradores e autoridades da região do litoral Norte Paulista quanto aos impactos causados pela presença do lixo no ambiente marinho.

Sobre o Instituto Argonauta

O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha é uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 1998 pela diretoria do Aquário de Ubatuba e atua em projetos de resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, além de executar o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) no litoral Norte de São Paulo.

Conheça nosso trabalho

institutoargonauta.orgfacebook.com/InstitutoArgonauta| @institutoargonauta

Caso aviste um animal marinho vivo debilitado ou morto, ligue no: 0800 642 3341 ou (whatsapp) 12 99705.6506.

Sobre o Aquário de Ubatuba

É o primeiro privado do Brasil aberto à visitação do público e pioneiro no conceito de educação ambiental por meio do contato direto com animais. Destaca-se no país pelos projetos e realizações ao longo de 23 anos, completados em fevereiro deste ano e foi o primeiro Aquário a ter um tanque de águas vivas e de contato no Brasil. A instituição, ainda, é premiada e reconhecida por iniciativas práticas de conservação e por ter sido a primeira em colocar em exercício iniciativas sustentáveis. Atende, gratuitamente, estudantes de escola pública da cidade mediante capacitação de professores. O Aquário de Ubatuba funciona de domingo à quinta-feira das 10h às 20h e sexta, sábado, feriados e em temporada das 10h às 22h. O endereço é Rua Guarani, 859, Itaguá, Ubatuba/SP.