Sábado, 24 de julho de 2021
Inspeção e verificação subaquática do cais no Porto de Paranaguá

Objetivo é identificar, diagnosticar e solucionar possíveis pontos para reparação preventiva

O Porto de Paranaguá iniciou serviços de mergulho especializado para inspeção e verificação subaquática de estruturas do cais do porto de Paranaguá. O contrato é de um ano, com investimento de R$ 2,8 milhões, em recursos próprios da empresa pública Portos do Paraná.

“É uma forma de conhecer a situação atual das nossas estruturas submersas para entender se existe algum ponto onde é necessária a manutenção. Assim, reforçamos a segurança nas operações dos navios, trabalhadores e comunidade portuária”, afirma André Cassanti Neto, diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná.

O serviço será efetuado em todo o cais do porto de Paranaguá, que possui extensão aproximada de 4.7 mil metros, do berço 201 ao 218 e até o píer público de granéis líquidos.

Segundo Cassanti, a manutenção prévia reduz riscos. “A finalidade é verificar a ocorrência de fendas, fissuras, pontos de corrosão e avarias ao longo do cais, para que possam ser reparadas prevenindo maiores danos estruturais”, disse.

O serviço é efetuado por equipe especializada, composta por engenheiro estrutural e mergulhadores, que filmam todas as estacas e fazem anotações dos pontos mais críticos. Na sequência são elaborados relatórios e laudos sobre as condições de cada estaca.

Executado esse serviço, os engenheiros da Portos do Paraná analisam os dados recebidos e definem se é necessário fazer algum tipo de manutenção ou somente o acompanhamento.


https://www.revistaintermarket.com.br/inspecao-e-verificacao-subaquatica-do-cais-no-porto-de-paranagua/