Informativo Merco Shipping

25/10/2019 08:10 • Indústria Naval

Resumo informativo com as principais notícias dos setores portuários e de navegação.

A TRIBUNA DIGITAL (SP)
RODRIGO ZANETHI: A IMPORTÂNCIA DA CARGA NA DISCUSSÃO SOBRE O PDZ

O advogado, professor universitário e doutor em Direito Ambiental Internacional comenta os pontos a ser analisado no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Santos

Por Rodrigo Zanethi24.10.19 12h52 – Atualizado em 24.10.19 13h10

O Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Santos, mais conhecido como PDZ do cais santista, está em discussão. Conforme os ajustes pontuais realizados pela Autoridade Portuária, vê-se que, ante a publicação do Masterplan em 18 de abril, a Autoridade Portuária tem 10 meses a partir daquela data para elaborar o estudo.

No documento, ainda chama a atenção a Autoridade Portuária entender o Porto de Santos como uma unidade de negócio, ou seja, parte de uma cadeia essencial dentro da economia nacional, ante a sua representatividade no PIB nacional. E de que o PDZ do Porto deve estar de acordo com“… as políticas e diretrizes nacionais e regionais de desenvolvimento social, econômico, ambiental e urbano, (ii) a garantia de eficiência às operações portuárias e (iii) a capacidade de suporte do ecossistema no qual o porto está inserido.”

Ocorre que o tempo corre e a discussão, infelizmente, urge. Resta imperativo que a sociedade portuária abrace a discussão e que tenhamos até fevereiro do ano que vem um plano concreto apresentado. Assim, um tópico a ser debatido de forma séria e atenta ao que vem ocorrendo no setor portuário nacional é a questão da carga no Porto de Santos.

Leia mais no PDF em anexo….