Quarta, 22 de setembro de 2021
Consórcio de Libra decide contratar FPSO Mero-4

Consórcio contrata quarta plataforma para o campo de Mero

A Shell Brasil Petróleo Ltda. (Shell Brasil) anunciou hoje que o Consórcio de Libra, operado pela Petrobras, tomou a decisão final de investimento (FID, em inglês) para a contratação da unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de óleo (FPSO, em inglês) Mero-4, a ser instalada no campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos.

Esta é a quarta plataforma do campo de Mero. Anteriormente, o Consórcio de Libra já havia anunciado decisões finais de investimento para os FPSOs Mero 1, Mero 2 e Mero 3. Cada um dos navios-plataforma terá capacidade de processamento de 180 mil barris de óleo por dia. O FPSO Pioneiro de Libra (com capacidade de produção de 50,000 barris de óleo por dia) está em operação em Mero desde 2017 e é uma fonte fundamental de informação para que o Consórcio de Libra continue o desenvolvimento e otimize a produtividade do campo, reservatório e poços.

“Uma replicante das FPSOs anteriores contratadas para o pré-sal brasileiro, Mero-4 é o resultado do trabalho de parceria e integração do Consórcio de Libra para racionalizar e tornar nossos processos mais eficientes,” afirmou Wael Sawan, diretor de Upstream da Royal Dutch Shell. “Temos orgulho de seguir trabalhando com nossos parceiros para alavancar nossa experiência coletiva e desenvolver os recursos do país de maneira competitiva e responsável.”

A estratégia Impulsionando o Progresso, da Shell, cujo objetivo é prosperar na transição energética, inclui um aumento dos investimentos em soluções energéticas com menor teor de carbono, além de seguir perseguindo investimentos em Upstream que ofereçam a maior eficiência energética e o maior retorno. Além das suas operações no Brasil, a Shell também é a maior operadora no Golfo do México, nos EUA.

Informações adicionais:

  • A Shell Brasil é uma subsidiária da Royal Dutch Shell plc.
  • Além de operações no Brasil e no Golfo do México, nos EUA, o portfólio de águas profundas da Shell inclui oportunidades de exploração em fronteiras no México, Suriname, Argentina e África Ocidental.
  • O campo de Mero é parte do Contrato de Partilha de Produção de Libra, assinado em dezembro de 2013. Libra está localizado na Bacia de Santos, 170km ao sul do Rio de Janeiro e em lâmina d’água de 2.100m.
  • O Consórcio de Libra, que opera a produção no bloco de Libra, é liderado pela Petrobras – com participação de 40% – em parceria com Shell Brasil (20%); TotalEnergies (20%); CNPC (10%) e CNOOC Limited (10%). O consórcio também conta com a participação da Pré-Sal Petróleo – PPSA, gestora do contrato.
  • A Petrobras assinou uma carta de intenção com a SBM Offshore para o afretamento e prestação de serviços do FPSO a ser instalado em Mero-4.


https://www.revistaintermarket.com.br/consorcio-de-libra-decide-contratar-fpso-mero-4/
Opinião dos leitores

One thought on “Consórcio de Libra decide contratar FPSO Mero-4

Deixe aqui uma resposta

%d blogueiros gostam disto: