Quarta, 27 de outubro de 2021
Conheça os comboios oceânicos da Norsul

Comboios oceânicos são uma solução logística efetiva e sustentável.

Ao longo de sua trajetória, a Companhia de Navegação Norsul sempre se destacou como uma empresa brasileira de navegação capaz de oferecer soluções logísticas inovadoras para seus clientes. A companhia foi pioneira, por exemplo, na utilização de comboios oceânicos na navegação entre portos de norte a sul do país.

Os comboios são um conjunto de embarcações articuladas entre si, formadas por um empurrador e uma ou mais barcaças. A NORSUL iniciou suas operações com os comboios oceânicos na cabotagem para atender clientes com diferentes necessidades de transporte para seus produtos.

Foi assim que, em 2003, a companhia começou a operar no transporte de toras de eucalipto e em 2005, ampliou o serviço para também carregar fardos de celulose. Anos mais tarde, passou a oferecer o mesmo modelo no transporte de produtos siderúrgicos. Hoje, a companhia possui 17 embarcações próprias entre empurradores e barcaças oceânicas em atividade.

História

O transporte de cargas através de empurradores e barcaças teve início nos Estados Unidos, há mais de 150 anos. Nesta época, as dificuldades de navegação nos rios do país demandavam uma alternativa versátil, de grande capacidade de carga e em baixas profundidades. Por sua vez, a solução substituiria o uso de navios de grande porte que ofereciam riscos maiores de encalhe em águas mais rasas.

Comboios da NORSUL

O modelo dos comboios oceânicos sempre se mostrou extremamente flexível para operar como alternativa logística na costa brasileira. Além disso, representa uma escolha de transporte já consagrada na cabotagem industrial. Os comboios oceânicos oferecem vantagens relevantes, como:

  • A possibilidade de desacoplar a embarcação motora da barcaça com a carga, agilizando o processo de descarga do material transportado;
  • Redução do tempo e custo médio de espera para a atracação nos terminais portuários;
  • Facilidade das manobras e a versatilidade que proporcionam menor gasto com combustível;
  • Maior segurança, uma vez que a barcaça não é tripulada e a quantidade de pessoas na pilotagem do empurrador é reduzida.

Ou seja, diante da crescente necessidade de soluções logísticas mais competitivas, o uso dos comboios oceânicos continuam sendo uma excelente opção logística para o mercado. É uma alternativa moderna no transporte marítimo e do escoamento de cargas para diferentes segmentos industriais.

Estratégia logística

Para a Comandante Jaqueline Lopes, Gerente de Tráfego da NORSUL, “a operação de transportes de cargas através de embarcações articuladas representa uma estratégia logística eficaz. Há uma flexibilidade na utilização de arranjos de atracação muito mais simples e baratos do que os navios, proporcionando às empresas diversos benefícios diretos”.

A Comandante é responsável pela coordenação dos comboios oceânicos da companhia nas rotas entre o Espírito Santo e a Bahia. Ela explica: “A NORSUL foi a empresa brasileira pioneira na implantação dessas embarcações articuladas com empurradores e barcaças oceânicas na cabotagem. Um modelo que se mostra inovador e atual para empresas que precisam de maior agilidade no transporte e no escoamento de seus produtos”.


https://www.revistaintermarket.com.br/conheca-os-comboios-oceanicos-da-norsul/
Opinião dos leitores

Deixe aqui uma resposta