Quarta, 22 de setembro de 2021
Suape filia-se ao Iclei, rede global de governos e cidades pelo desenvolvimento sustentável

O compromisso com a sustentabilidade é um dos principais pilares do Complexo Industrial Portuário de Suape que, este mês, filiou-se ao Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade), organização global que conta com 2.500 gestões públicas locais e regionais comprometidas com o desenvolvimento urbano sustentável do planeta. A iniciativa tem objetivo de inserir o complexo no movimento de internacionalização de cidades e regiões, participando, ativamente, de debates e ações para aplicar no território os conceitos e metodologias defendidos pelo movimento (https://americadosul.iclei.org/). O complexo localiza-se entre os municípios de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, e abriga o quarto maior porto público do país em movimento de cargas.

Em Pernambuco, estão filiados o Governo do Estado e as Prefeituras do Recife, Caruaru, Serra Talhada e Brejo da Madre de Deus. São mais de 80 governos estaduais e municipais associados na América do Sul. “Eu sempre destaco que pensar em desenvolvimento econômico sem compromisso ambiental é um erro que não dá mais para cometer. Suape já possui uma política de gerar riquezas dentro de um pensamento sustentável ativo e unificar esses conceitos é urgente. A partir de agora, Suape passa a se comprometer mundialmente com essa missão”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente do Iclei para a América Latina, Geraldo Julio.

Para o diretor-presidente do Porto de Suape, Roberto Gusmão, a filiação ao Iclei vem para reforçar o compromisso da estatal com desenvolvimento industrial aliado aos pactos mundiais de sustentabilidade. “Temos também como missão promover a conservação do patrimônio natural. No complexo, 59% do território de 13,5 mil hectares estão inseridos na Zona de Preservação Ecológica (ZPEC), pontua Roberto Gusmão.

Para o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da empresa, Carlos Cavalcanti, filiar-se ao Iclei é um grande passo que merece ser celebrado. “Teremos a organização de perto, realizando diagnósticos no território para identificar possíveis projetos voltados às ações climáticas e ambientais. É um processo participativo e estamos muito felizes com essa filiação a uma rede global de apoio e incentivo ao desenvolvimento sustentável”, comemora.

O Complexo de Suape adota diversas iniciativas para promoção da sustentabilidade no território. A administração do porto aplica os conceitos do ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), que anda lado a lado com uma governança corporativa aliada às boas práticas ambientais, sociais e de governança. “Suape quer ser um porto ainda mais competitivo e com alta atratividade para os investidores locais, nacionais e internacionais em consonância com as novas práticas e tendências mundiais”, pontua Roberto Gusmão.

Em junho deste ano, Suape passou a integrar o grupo de representações públicas e privadas do mundo signatários do Pacto Global, rede criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com a missão de fomentar iniciativas que promovam ações sociais, incentivando a sustentabilidade e promovendo a cidadania. No total, 161 países têm representações no pacto.

SOBRE SUAPE – Fundado há 42 anos no Litoral Sul de Pernambuco, entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santos Agostinho, o Complexo Industrial Portuário de Suape é considerado a âncora e a locomotiva do desenvolvimento do Estado, atraindo grandes empreendimentos em suas cadeias produtivas. Situado a apenas 40 quilômetros do Recife e instalado em uma área de 13,5 mil hectares, é um complexo que conta com 150 empresas instaladas e em implantação. Ainda contempla uma grande área de preservação ecológica, que representa 59% do território, reafirmando o compromisso da empresa com uma agenda verde e sustentável, aliando o desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente. Em 2020, o porto movimentou o total de 25,6 milhões de toneladas de cargas, alcançando o recorde histórico e o quarto lugar no país no ranking da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).


https://www.revistaintermarket.com.br/complexo-de-suape-filia-se-ao-iclei-rede-global-de-governos-e-cidades-pelo-desenvolvimento-sustentavel/
Opinião dos leitores

Deixe aqui uma resposta