Sábado, 24 de julho de 2021
Comitê de Combate à Covi do Porto de Itaqui completa 1 ano

Um ano depois de instituir o Comitê Preventivo para Covid-19 e outras infecções respiratórias no âmbito do Porto do Itaqui, a EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária –segue vigilante no cumprimento de medidas sanitárias e na manutenção do serviço essencial de abastecimento do Maranhão e de toda a sua área de influência. Com o agravamento da crise sanitária em todo o país neste mês, as medidas voltaram a ser ainda mais rigorosas e alinhadas às decisões do Governo do Estado.

“De modo imediato ao primeiro decreto do governador nós constituímos o Comitê para deliberar sobre medidas de prevenção e de saúde dos trabalhadores”, lembra o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago. “De lá para cá estamos mantendo e atualizando os protocolos, sempre atentos à nossa grande responsabilidade de zelar pela saúde das pessoas e ao mesmo tempo seguir em operação deste serviço essencial, garantindo o abastecimento, por exemplo, de produtos de higiene e limpeza, além de alimentos”, destaca.

Saúde e segurança – Para garantir condições de saúde e controle epidemiológico, o Porto do Itaqui atua de acordo com protocolos internacionais de saúde e segurança, mantendo atualizado o seu Plano de Contingência para Assuntos de Interesse Internacional em Saúde Pública e um posto permanente da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, na área portuária. Um navio só atraca no Porto do Itaqui depois de autorizado pela Agência, responsável pela fiscalização das condições de saúde de tripulação e higiene das embarcações.

Estão em trabalho remoto 70% dos funcionários da EMAP que pertencem ao grupo de risco e os demais seguem em modo híbrido, com revezamento de equipes. Qualquer colaborador que apresente sintomas gripais é orientado a permanecer em casa, de onde recebe diariamente acompanhamento do serviço médico da empresa.

As estações de trabalho e áreas comuns foram adaptadas com divisórias em acrílico para promover o distanciamento e informações sobre uso de máscaras, higienização e demais medidas preventivas, são constantemente atualizadas de acordo com os órgãos de saúde e veiculadas nos diversos canais de comunicação.

A aferição de temperatura e o uso de álcool gel tornaram-se práticas permanentes e o ponto digital foi suspenso, com retorno ao uso do cartão magnético. O Programa de Visitas presencial foi substituído pelo virtual, assim como reuniões de trabalho e certames. Diversas tecnologias foram incorporadas ao dia-a-dia, garantido a manutenção das atividades.

O Plano de Contingência para a Covid 19 do Itaqui reúne todas as ações para controle da transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho. O documento vem sendo atualizado sempre que necessário.

Conheça aqui as principais ações na Prevenção à COVID-19 no Porto do Itaqui:

LINHA DO TEMPO

Janeiro de 2020

  • Representação da Anvisa no Porto do Itaqui recebe a comunidade portuária para reunião técnica, no auditório da EMAP, sobre o novo coronavírus e ações de controle desenvolvidas no complexo portuário.

Fevereiro de 2020

  • EMAP aciona Plano de Emergência para atender tripulante do navio Condor Arrow, procedente dos Estados Unidos, que apresentou dor de cabeça e formigamento no braço. Imediatamente o tripulante foi levado de ambulância para o Hospital UDI, onde foi constatado um infarto.

Março de 2020

  • Governador Flávio Dino publica o Decreto nº 35.660, que suspende eventos e determina outras medidas de prevenção e combate à doença que, até o momento, não tem nenhum caso confirmado no Maranhão.
  • Porto do Itaqui institui oficialmente Comitê Preventivo para Covid-19 e outras infecções respiratórias.
  • EMAP, seguindo as orientações do decreto nº 35.677, suspende por 15 dias as atividades presenciais a contar de 23 de março.
  • EMAP reforça medidas de prevenção nos terminais de ferryboat da Ponta da Espera e Cujupe: higienização do espaço e orientação das pessoas. MOB empreende ações para evitar aglomeração, com a redução no número de viagens.

ABRIL 2020

  • Porto do Itaqui realiza blitz de prevenção aos caminhoneiros contra Covid-19.

MAIO DE 2020

  • Terminais da Ponta da Espera e do Cujupe voltam a ser higienizados, numa parceria com Prefeitura de Alcântara e 24º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro.
  • EMAP formaliza convênio com OGMO – Órgão de Gestão de Mão de obra do Porto do Itaqui para indenizar trabalhadores portuários avulsos (estivadores, arrumadores e conferentes) afastados de suas funções em medida de prevenção à covid-19.

JUNHO DE 2020

  • Porto do Itaqui é higienizado em suas áreas de maior fluxo de pessoas em ação realizada pelo Corpo de Bombeiros.
  • Programa de Visitas do Porto do Itaqui migra para o modo virtual.

SETEMBRO DE 2020

  • Governo do MA anuncia segunda fase do Tegram, que amplia capacidade do Itaqui para movimentar 20 milhões de toneladas de grãos/ano: coletiva virtual reúne o governador Flávio Dino, o diretor do consórcio Tegram, Marcos Pepe Bertoni, e o presidente do Itaqui, Ted Lago.

JANEIRO DE 2021

  • Porto do Itaqui fecha 2020 com 25,3 milhões de toneladas de cargas movimentadas e movimentação acima da marca histórica.

FEVEREIRO DE 2021

  • EMAP celebra 20 anos e fecha janeiro com alta de 21% na movimentação de cargas do Itaqui.

MARÇO DE 2021

  • Mais moderno terminal de fertilizantes da América Latina, da COPI, começa a operar no Porto do Itaqui.
  • Um ano da criação do Comitê e nova onda da covid-19 provoca ações mais rigorosas de contenção: por meio de decreto, governador antecipa feriado de 28 de julho para 26 de março e determina que somente serviços essenciais funcionem em todo o estado.


https://www.revistaintermarket.com.br/comite-de-combate-a-covi-do-porto-de-itaqui-completa-1-ano/