Com mais de 60 palestrantes, 28º Congresso SAE BRASIL debate sustentabilidade como norte para a mobilidade do futuro

25/10/2019 17:10 • Eventos

Evento foi realizado simultaneamente à FENATRAN

Com o tema central “Veículos e Vias Inteligentes – O caminho para a Mobilidade Sustentável”, a 28ª edição do Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade foi realizada simultaneamente à FENATRAN, de 14 a 18 de outubro no São Paulo Expo, reunindo lideranças nacionais e internacionais, profissionais do mercado, pesquisadores e estudantes do setor da Engenharia da Mobilidade.

O Congresso ocorreu de 15 a 17 de outubro e teve nove Painéis Temáticos – Transformação Digital, Educação de Engenharia, Presidentes, Caminhões e Ônibus, Ferroviário, Engenheiros-chefes, Operações Industriais Conectadas, Veículos Elétricos e Híbridos e Painel Internacional – que contaram com a participação de 64 palestrantes para discutir a sustentabilidade como norte para a mobilidade do futuro.

“Encerramos o 28º Congresso SAE BRASIL, mas iniciamos um novo ciclo que terá um papel fundamental na construção de uma sociedade que seja melhor para as próximas gerações. Os conteúdos e as reflexões deste Congresso nos ajudam a refletir e olhar para novos caminhos, muitas vezes, disruptivos, mas que, sem dúvida, impulsionarão a mudança para um ecossistema de transporte mais sustentável”, avalia o presidente do Congresso SAE BRASIL 2019, Christopher Podgorski, que também é presidente e CEO da Scania Latin Americaempresa host da edição do evento.

“Nesses dias pudemos ter contato com o que vem sendo desenvolvido pelo mundo e aqui no Brasil para que a sustentabilidade seja uma das linhas mestras de atuação da Engenharia da Mobilidade. Os painéis, as inovações mostradas pelas empresas na Mostra Tecnológica e as pesquisas apresentadas nas sessões técnicas deram a quem esteve presente uma visão privilegiada sobre as tendências e profundas transformações pelas quais passa o nosso setor, além do rico networking proporcionado pelo evento”, afirma o presidente da SAE BRASIL, Mauro Correia.

Novidades na Mostra Tecnológica
Além das discussões nos painéis temáticos, 25 empresas apresentaram na Mostra Tecnológica inovações e tendências da mobilidade.

“A Mostra proporciona não só o contato com o público final, mas também nos dá a oportunidade de interagir com governo, sociedade, entidades de classe, estudantes e universidades”, avalia o gerente de marketing da Bosch, Renato Faria. Dentre as novidades da empresa no evento estava o aplicativo Perfectly Keyless, que substitui a chave física do veículo e a transfere para o celular.

A Schaeffler mostrou em seu estande o Space Drive, sistema já voltado para veículos autônomos. “Participar da mostra SAE BRASIL sempre é uma grande oportunidade, pois nos permite mostrar para a comunidade da engenharia o que está em desenvolvimento, novas tecnologias e inovações, além de escutar o que os clientes e parceiros estão pensando a respeito da mobilidade do futuro”, afirma o Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Schaeffler América do Sul, Claudio Castro.

“Essa mostra é muito importante para mostrarmos os avanços das tecnologias, indústria 4.0, e aplicação das últimas técnicas da engenharia, as mais avançadas que existem no mercado. Serve como um estímulo para todos os engenheiros do Brasil de que é compensador investir em tecnologia de ponta no País”, assinala o responsável pela área de engenharia experimental em Betim (MG) da FCA, Robson Cotta.

A realização simultânea à FENATRAN também agradou as empresas. “O evento foi muito positivo para nós, pois a parceria com a FENATRAN trouxe um movimento muito grande para a Mostra, o que nos proporcionou oportunidades de novos contatos e fechamento de negócios”, afirma Alessandro Banha, diretor adjunto de vendas da AETHRA.

A qualidade da visitação foi ressaltada pelo diretor comercial da NEO Rodas, Murillo Di Cicco. “Nossa participação foi excelente, acima das expectativas. Verificamos um alto nível dos visitantes e um grande volume de visitas de qualidade. A Mostra foi muito importante para divulgar nossos produtos, principalmente as rodas de alumínio para a linha de veículos pesados”, destaca.

“A possibilidade de fazer a Mostra de Tecnologia juntamente com a FENATRAN trouxe um público diferenciado e apaixonado por veículos comerciais, que pôde ver no nosso estande como as coisas são feitas, como a engenharia da mobilidade produz os caminhões que estão no mercado agora”, reforça o gerente sênior de Desenvolvimento de Produto da Mercedes-Benz do Brasil, Camilo Adas.

Apresentação de trabalhos técnicos
Durante o Congresso foram apresentados 98 papers nas Sessões Técnicas em três salas. Os estudos selecionados se destacaram pelo alto potencial de utilização e aplicabilidade por indústrias e áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Testes e simulações ficaram no topo da lista dos temas recebidos pelo Comitê Técnico, seguida pela área de motores e transmissões.

O trabalho eleito como “Melhor Paper Nacional” foi “The effective use of ethanol for greenhouse gas emissions reduction in a diesel engine” na área de Powetrain (Motores e Transmissões), de autoria de Vinicius Bernardes Pedrozo, da Volkswagen do Brasil, que recebeu uma premiação em dinheiro, além de ser convidado pela SAE BRASIL a visitar e apresentar seu paper na edição 2020 do Congresso SAE INTERNATIONAL, nos EUA.

O “Melhor Paper Internacional” foi para Maria de Odriozola Martínez, da Applus IDIADA, pelo trabalho “Resolution 751/18 – Implementation of WorlDSID in Side Impact Protocols in Brazil” na área de Segurança.

Premiações
Estudantes e profissionais de Engenharia tiveram seus trabalhos reconhecidos durante o SAE BRASIL Awards Ceremony, evento de premiação que integrou a programação do 28º Congresso SAE BRASIL.

O primeiro colocado no Prêmio SAE BRASIL Estudantil – Educação de Engenharia foi o trabalho desenvolvido pelas estudantes Beatriz Bonafé Noronha Costa (UFABC) e Pamila Costa (Centro Universitário FEI). Orientadas pelos professores Wallace Gusmão Ferreira e William Maluf Filho, respectivamente, elas desenvolveram um aplicativo com realidade aumentada para o ensino, desenho técnico e projetos mecânicos.

O 10º Prêmio SAE BRASIL Jovem Engenheiro – Dr. Ozires Silva foi para a engenheira Renata Querolaine Torres, da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que recebeu uma premiação em dinheiro e um ano de associação na SAE BRASIL.

Na cerimônia foram homenageados ainda os profissionais Abner de Souza, engenheiro de Qualidade Jr. da Mercedes-Benz; Bruno Tolotti, engenheiro Projetista da Brose do Brasil; Diego Severo, engenheiro de NVH da Fras-Le; Fernando Cunha Pimentel Ulhôa, analista de Produto da FPT Industrial; Gabriel Prado de Oliveira, engenheiro de Produto da Scania Latin America; Karine Bauer, engenheira de Desenvolvimento da Bosch; e Marcos Toss Molon, engenheiro de Avaliação e Teste da Marcopolo.

A noite também foi de reconhecimento ao desempenho dos profissionais nos 25 anos do Programa BAJA SAE BRASIL. Um dos homenageados foi o diretor da Volvo, Massami Murakami, que participou e foi campeão da primeira competição BAJA, em 1995. Também foi homenageado Daniel Bueno, conhecido como “senhor Engenheiro”, e Mara Paula Bellin, ex-competidora e juíza. Pelos anos de dedicação ao programa, uma homenagem especial foi feita a Ronaldo Bianchini, gerente de Operações e responsável pelos Programas Estudantis da SAE BRASIL.

Destaques do Ano
No Jantar de Encerramento desta edição do Congresso foram anunciados os profissionais Destaques de 2019 nas áreas de atuação, indicados pelos comitês da SAE BRASIL. Na categoria Aeroespacial o destaque foi Walter Pinto Júnior, Diretor dos Programas Defesa & Segurança da Embraer; em Caminhões e Ônibus o homenageado foi Julio Steg, Gerente de Vendas, Marketing e Parceria da Volkswagen Caminhões e Ônibus; em Educação de Engenharia o prêmio foi para Ugo Ibusuki, professor da Universidade Federal do ABC, de São Bernardo do Campo; e na categoria Ferroviário, o destaque foi Jean Carlos Pejo, Assessor Especial do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Já na categoria Inovação Tecnológica, o premiado foi Antonio Celso Duarte, professor e Coordenador do iCenter – Centro de Inovação da FATEC- Faculdade de Tecnologia de São Paulo; em Manufatura, a homenagem foi para Ricardo Teixeira Avila, Diretor Industrial da SABÓ – Indústria e Comércio de Autopeças; em Projeto do Produto o destaque foi para Nelson Marinelli Filho, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da ATIVECON Collaborative Economy e em Sustentabilidade para o professor e pesquisador Alberto Salvo.

O Prêmio SAE BRASIL, um reconhecimento concedido anualmente pelo Conselho Superior da entidade a uma personalidade com relevantes contribuições para a mobilidade do País, envolvimento profundo em projetos nacionais e internacionais, e grande representatividade no meio foi para David Randon, sucessor do pai Raul Randon, fundador das empresas Randon. Durante sua gestão, David liderou a expansão e globalização das empresas, que hoje contam com 21 unidades industriais e presença em mais de 100 países. Com parcerias e aquisições que diversificaram o portfólio, antecipou transformações para manter a empresa líder em seus mercados e conduziu a companhia em momentos adversos da economia nacional e internacional. Em maio deste ano, assumiu a presidência do Conselho de Administração.

Foram anunciadas também as empresas vencedoras da categoria “Destaque Tecnológico”, que apresentaram as mais inovadoras tecnologias na Mostra que compõe o evento: Scania, Mercedes-Benz e Aethra.

Edição 2020
A 29ª edição do Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade será nos dias 8, 9 e 10 de setembro de 2020, no São Paulo Expo e será presidido por Max Davis Forte, presidente da Brose do Brasil.

Sobre a SAE BRASIL
A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos, executivos, acadêmicos e estudantes de engenharia unidos pela missão de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade nos modais: automotivo, aeroespacial, ferroviário e naval.

A SAE BRASIL é o resultado de uma trajetória de empreendedorismo, que teve início em 1991, quando executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade face ao processo de globalização, tiveram a iniciativa de criar no país uma afiliada da SAE International. Desde então, a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de seis mil associados e nove seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o Sul do Brasil, constituindo-se na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.

Mais informações: http://portal.saebrasil.org.br/