Sábado, 24 de julho de 2021
Antaq projeta crescimento de 4% na movimentação portuária para 2021

O setor portuário nacional (portos organizados + terminais autorizados e arrendados) deve movimentar 1,2 bilhão de toneladas em 2021, um crescimento de 4% em relação ao ano passado. A projeção é da Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho da ANTAQ.

“Há enormes chances de o setor portuário nacional manter seu viés de alta quando se trata de movimentação. E isso é fundamental para a economia do país. Significa geração de renda e emprego, tão relevantes para a sociedade, ainda mais em um contexto de crise provocada pela pandemia da Covid-19. Os números de 2020 já foram excelentes. Registramos um crescimento de mais de 4% em comparação com 2019, mesmo em um cenário pandêmico”, afirmou o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery.

Para o diretor-geral da Agência, é importante que o setor portuário nacional seja dotado de infraestrutura e atraia cada vez mais investimentos privados para que essa demanda de movimentação de cargas seja atendida.

“Por isso, a ANTAQ trabalha com toda a eficiência para que os leilões de áreas portuárias sejam realizados com absoluto sucesso. Acreditamos que o programa de arrendamentos portuários do governo federal, que conta com o preponderante trabalho da Agência, é revolucionário e propiciará ao setor mais investimentos, mais infraestrutura, mais eficiência para a logística nacional e segurança jurídica aos contratos a serem assinados”, aponta Nery, ressaltando que apenas em 2021 estão previstos cerca de 20 leilões de áreas portuárias.

Fonte:
https://www.revistaintermarket.com.br/antaq-projeta-crescimento-de-4-na-movimentacao-portuaria-para-2021/