Quinta, 05 de agosto de 2021
ANP participa de workshop sobre o Promar, programa voltado a campos marítimos

A ANP participou nos dias 15 e 16/4, do 1º Workshop Promar – Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos, que ocorre em formato online.

O Diretor-Geral da Agência, Rodolfo Saboia, e os Diretores Dirceu Amorelli, José Cesário Cecchi, Marcelo Castilho e Symone Araújo participaram da mesa de abertura do evento. A ANP está sendo representada ainda, por superintendentes e técnicos, em todas as sessões técnicas.

Em sua fala, o Diretor-Geral da ANP lembrou que os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63% de tudo o que foi extraído de petróleo e gás no Brasil até o momento, mas, atualmente, sua produção é declinante, representando apenas 23% da produção nacional.

“As descobertas declaradas no Boletim Anual de Reservas da ANP mostram que estamos falando de um ambiente que ainda possui grandes oportunidades de aumento do fator de recuperação, que poderão contribuir imensamente para geração de empregos, renda e riqueza neste País. Para alcançar os objetivos do Promar, precisamos não só viabilizar novos investimentos em campos maduros, como também em descobertas subcomerciais existentes, criando melhores condições de aproveitamento econômico de acumulações de petróleo e gás natural em mar consideradas como de economicidade marginal”, afirmou.

O workshop, realizado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), debate diversos aspectos relacionados aos campos maduros offshore, como cessão de direitos e transição de operação; descomissionamento e garantias; escoamento e comercialização do petróleo e do gás natural; participações governamentais; extensão da vida útil; capacitação profissional; pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I); e meio ambiente.

O encontro é transmitido ao vivo pelo canal no YouTube do IBP.


https://www.revistaintermarket.com.br/anp-participa-de-workshop-sobre-o-promar-programa-voltado-a-campos-maritimos/
Opinião dos leitores

One thought on “ANP participa de workshop sobre o Promar, programa voltado a campos marítimos

Deixe aqui uma resposta