Acessórios exclusivos RETRAK proporcionam segurança, ergonomia e eficiência em equipamentos de locação

14/10/2019 14:10 • Indústria Naval
Trocador Automático de Baterias

Desenvolvidos pela equipe técnica da RETRAK para uso exclusivo no serviço de locação, a linha de acessórios foi criada para promover segurança e eficiência na manutenção de baterias e empilhadeiras

RETRAK Empilhadeiras, especializada em prover, por meio da locação ou venda, máquinas e sistemas de movimentação de materiais, apresenta seu portfólio de equipamentos acessórios para auxiliar na troca e na reposição de líquidos de baterias tracionárias. Os produtos são parte das ações de inovação do departamento de Pós-vendas da empresa, que vem investindo estrategicamente, desde 2014, em ferramentas para agregar valor a seus serviços de locação.

De acordo com Sérgio Guimarães, diretor técnico da RETRAK, a empresa mantém uma equipe dedicada a projetos especiais de criação e adaptação de equipamentos e acessórios. Essa equipe vem trabalhando com foco em manutenção e suporte à frota de locação, atualmente com mais de 3.000 ativos.

“Decidiu-se focar nas baterias, onde as oportunidades de melhoria com forte impacto nas operações é maior. Percebe-se que a cada novo projeto, as empilhadeiras trazem mais tecnologia e melhor desempenho. Entretanto, em relação as baterias, havia muito a melhorar. A segurança no processo de troca e a redução dos custos de manutenção são exemplos,” comenta Guimarães.

Trocador Automático de Baterias – TAB

O desenvolvimento dos Trocadores Automáticos de Baterias (TAB) obedeceu a uma necessidade de ganho de produtividade e segurança, eliminando o esforço do operador e reduzindo o tempo na troca de baterias tracionárias.

O TAB tem capacidade para fazer a troca de baterias de até 1.200 kg e conta com um motor independente para fazer a retirada e colocação da bateria com controle preciso de movimentos.

Unidade Autônoma de Abastecimento – UAA

As Unidades Autônomas de Abastecimento (UAA) de água deionizada, foram projetadas para facilitar a operação com baterias tracionárias e promover ganhos na manutenção desses acessórios. Equipada com filtro e deionizador, a UAA retira da água comum elementos prejudiciais, preparando-a para uso nas baterias.

O abastecimento de todos os elementos da bateria é feito em uma só operação, de apenas 15 segundos. A UAA possui um reservatório de água com capacidade para armazenar 16 litros de água da rede e uma pistola de abastecimento que pode ser acoplada ao engate da bateria para encher, de forma simultânea, todos os elementos.

As baterias tracionárias que integram a frota da RETRAK já são equipadas com válvulas automáticas para facilitar o processo de abastecimento. “O ponto forte deste sistema é a segurança para o operador, evitando que ele entre em contato com partículas de ácido sulfúrico presentes na bateria”, explica Guimarães.

Carregador de Baterias de Alta Frequência

Desenvolvido com foco na segurança e economia de energia, o Carregador de Baterias de Alta Frequência é outro equipamento do portfólio da RETRAK, garantindo redução de emissão de gases durante a carga e do consumo em até 30%.

Carregador de Baterias de Alta Frequência 

O Carregador permite cargas parciais, com redução das trocas de baterias. Seu sistema eletrônico evita vazamentos de ácido para o meio ambiente e faz o controle de nível e abastecimento de água sem intervenção humana.

As cargas de equalização ocorrem também se forma automática, impedindo o desequilíbrio entre as células, e o próprio Carregador determina a necessidade de aplicá-las. Um controle inteligente do Carregador assegura que baterias de diferentes marcas e idades recebam a carga mais adequada para seu funcionamento sem interferência de operadores.

“Esse carregador conta com um sistema de segurança no desligamento. Se o operador esquecer de desligá-lo antes de desconectar a tomada da bateria, o sistema faz um desligamento automático da corrente para evitar a ignição do hidrogênio e uma explosão”, detalha Guimarães.

De acordo com Fábio Pedrão, diretor executivo da RETRAK, o departamento de Pós-vendas e sua equipe de especialistas trabalha com foco em tornar os acessórios em ferramentas facilitadoras da operação e da gestão de ativos. “Desenvolvemos acessórios que tornam as operações dos clientes mais rápidas, produtivas e seguras,” afirma Pedrão.

Unidade Autônoma de Abastecimento

 Sobre a RETRAK

Com 26 anos de atuação no mercado nacional, a RETRAK é especializada em prover sistemas de movimentação e armazenagem de materiais disponibilizando, para locação ou para venda, uma completa linha de empilhadeiras elétricas e a combustão e transpaleteiras elétricas. É dealer da fabricante de empilhadeiras Still Brasil e Linde, prestando serviços autorizados pela fábrica. A empresa fornece equipamentos elétricos com baterias e carregadores e, opcionalmente, a RETRAK disponibiliza mão de obra para gestão da sala de carga de baterias e mecânico residente na planta do cliente. A RETRAK também conta com departamento técnico próprio para desenvolvimento de equipamentos especiais e customizados, adequados à operação dos clientes.