Temporada de cruzeiros no Porto de Santos começa na próxima semana

Estão programados onze navios fazendo escalas até abril

No próximo dia 04 de novembro, sábado, começa a temporada de cruzeiros 2017/2018 no Porto de Santos. Nesta data, o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini recebe a atracação do Navio Sirena, da Oceania Cruises, com capacidade para 684 passageiros.

Serão seis meses de temporada, até o dia 28 de abril, quando zarpa o Seven Seas Navigator, último cruzeiro a atracar neste período. Estão previstas escalas de onze navios de passageiros no Porto de Santos. As embarcações com mais presenças agendadas são: MSC Preziosa, com 28 atracações; Costa Sovereing, com 20 atracações; Costa Favolosa; com 17 atracações; e MSC Magnifica, com 14.

Para o melhor atendimento dos turistas, o Porto de Santos determinou a prioridade de atracação dos navios de passageiros. O objetivo é dar mais comodidade, permitindo a atracação dos cruzeiros próxima ao Terminal de Passageiros, beneficiando a logística de deslocamento das pessoas na área do porto. A decisão facilita o  tráfego gerado pelo trânsito de bagagem e pessoas pelo cais.

A Guarda Portuária vai intensificar as ações de orientação de trânsito de veículos e pessoas na região portuária. Recomenda-se aos cruzeiristas que vierem a Santos de automóvel que antecipem reserva de vagas em estacionamentos, informação que pode ser obtida facilmente pela internet, evitando o assédio de agentes na chegada ao Porto.  O próprio terminal de passageiros possui estacionamento oficial dentro de sua área. Também saem ônibus de linhas regulares – durante a temporada – do Terminal Rodoviário Jabaquara, na capital paulista.

Segundo as estatísticas da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a temporada passada (dezembro/2016 a abril/2017) registrou a passagem de  mais de 213 mil pessoas pelo Terminal Marítimo de Passageiros.