TCP adota Salesforce para aprimorar relacionamento com cliente no setor logístico

Terminal adotou as soluções Salesforce Sales Cloud e Salesforce Service Cloud,
que permitem visão de 360º do cliente pelas equipes de vendas e atendimento

A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, implantou o sistema de CRM (Customer Relationship Management / Gestão de Relacionamento do Cliente) da Salesforce para aprimorar o engajamento com clientes por meio dos módulos Salesforce Sales Cloud, de gestão de vendas, e Salesforce Service Cloud, voltado ao atendimento ao cliente e ao pós-venda.

O novo sistema e a adoção de processos de gestão de relacionamento do cliente darão à TCP uma visão 360º do cliente, além de um atendimento mais dinâmico. Os funcionários de vendas e atendimento podem obter insights para vendas e atendimento a partir de qualquer dispositivo móvel ou fixo com acesso à internet. Em relação à área de atendimento, o Service Cloud permite responder a chamados por diversos canais como telefone, e-mail, site, e, em breve, o autoatendimento através de chat que estará disponível na página da TCP na internet.

“São ferramentas que permitem a gestão de todos os clientes e avaliação em tempo real de toda a movimentação que está acontecendo desde a prospecção do cliente até a pós-venda, da proposta comercial até a Central de Atendimento ao Cliente”, explica Diego Neufert, gerente de Tecnologia da Informação da TCP.

Neufert destaca que a ferramenta Sales Cloud foi escolhida por sua capacidade de automatizar tarefas, integrar e apoiar a gestão da área de vendas. “Com ele, conseguimos acompanhar todas as informações de vendas e as interações com os clientes, em um só lugar e de forma fácil, com relatórios customizáveis e acessíveis a partir de qualquer dispositivo”, diz. “Com as informações reunidas em um único lugar, conseguimos tomar decisões mais assertivas e oferecer ao cliente atendimento personalizado”.

Já o Service Cloud permite o atendimento ao cliente, no pós-venda, de uma forma mais inteligente, rápida e personalizada. “Com esse módulo, a Central de Atendimento ao Cliente tem acesso a todo o histórico de relacionamento do cliente com a TCP. Com isso, podemos oferecer respostas mais precisas e mais rápidas, antecipando soluções para possíveis problemas”, enfatiza.

Como benefício, as duas soluções proporcionam maior produtividade das equipes de vendas e de atendimento. “Isso gera mais satisfação tanto para o cliente quanto para o profissional da TCP, permitindo ganhos dos dois lados”, ressalta.

Segundo Daniel Hoe, diretor de marketing da Salesforce para América Latina, uma equipe de vendas de sucesso depende das intuições certas, ferramentas e treinamento para fechar mais contratos e atender às demandas dos clientes. “Com Salesforce, a TCP traz o cliente para o centro dos negócios e o enxerga de forma integrada, sem um mar de distância entre a área de atendimento e a área de vendas”, destaca Daniel.

Sobre a TCP

A TCP é a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá – um dos maiores terminais de contêineres da América do Sul, e a empresa de serviços logísticos TCP Log.

Após receber investimentos de R$ 365 milhões, um dos maiores aportes privados do setor portuário brasileiro nos últimos anos, a TCP atualmente tem capacidade para movimentar 1,5 milhão de TEUs/ano, conta com 320 mil m² de área de armazenagem e oferece três berços de atracação, com extensão total de 879 metros, além de dolfins exclusivos para operação de navios de veículos.

A atuação do terminal é complementada pela TCP Log, que oferece serviços de integração da cadeia logística; como armazenagem, estrutura para carregamento e descarregamento de contêineres, pátio para contêineres e transporte do modal rodo ferroviário ao terminal em Paranaguá.