SUPRG – DMASS JUNHO VERDE

Equipe de educação ambiental do Porto do Rio Grande realizará o “Junho Verde” voltado a campanha da ONU #AcabeComAPoluiçãoPlástica

Essa será a quinta ação ambiental voltada ao mês de junho, evidenciando o dia mundial do meio ambiente, 5.

Durante todo o mês de junho, a DMASS – Divisão do Meio Ambiente Saúde e Segurança através do ProEA – Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande, desenvolverá ações voltadas á conscientização ambiental, com foco principal na redução do consumo excessivo de plásticos, seguindo a campanha mundial lançada pela Organização das Nações Unidas – #AcabeComAPoluiçãoPlástica, o “Junho Verde” Essa será a quinta ação ambiental voltada ao mês de junho, evidenciando o dia mundial do meio ambiente, 5. Anteriormente a equipe concentrava suas atividades ao longo de uma semana inteira. Neste ano será diferente, as ações serão diluídas durante o mês para atender todas as demandas e públicos, marcando com mais profundidade o tema trabalhado.
O ProEA, possui o caráter multidisciplinar, abrangendo uma série de áreas do conhecimento e seguem a perspectiva de duas linhas de ação: Intraportuária – voltada aos portuários e terceirizadas que trabalham no Porto; e Comunitária – voltada a comunidade do entorno da autarquia. Na construção do calendário das atividades, ambas foram abrangidas e todas as ações foram pensadas e trabalhadas entorno do tema principal, de forma teórica, expositiva e sensibilizadora.
A abertura oficial do “Junho Verde” será na terça-feira, 5,  ás 9h, na sala de reuniões da DMASS,  com o tema diálogos portuários, voltado ao público interno que atua na Superintendência do Porto do Rio Grande – portuários e terceirizadas. 
“Para além de estar atrelado as ações de gestão ambiental do Porto do Rio Grande, entendemos tudo isso como a nossa contribuição para a construção de uma sociedade de direitos, ambientalmente justa e sustentável” – Equipe ProEA – DMASS.
 
Em breve divulgação do calendário completo.
 
Campanhas Retomadas | SUPRG 
Além do calendário de atividades, serão retomadas algumas campanhas desenvolvidas pelo ProEA, as quais não conseguiram ter continuidade devido as intensas demandas técnicas atendidas pela DMASS, e, com uma fase de reestruturação da equipe e retomadas de ações, será possível. Entre elas estão “A luz que você apaga”, “Traga sua caneca” e “Papel social”.
 
Campanha Mundial  #AcabeComAPoluiçãoPlástica | ONU Meio Ambiente
Tendo a Índia como anfitriã, este ano o Dia Mundial do Meio Ambiente tem sua campanha voltada a poluição plástica, um dos maiores desafios ambientais dos últimos tempos. O objetivo da campanha é sensibilizar e conscientizar a população para redução da quantidade de plástico despejada nos oceanos.  Anualmente 8 milhões de toneladas de plástico entram nos oceanos, ameaçando a vida marinha e humana e destruindo ecossistemas naturais. Estatísticas mostram que haverá mais plástico nos oceanos do que peixes até 2050. Para mudar o futuro, cada um de nós precisa fazer a nossa parte.
Texto: Gislaine Rodrigues