Sucesso da Reunião Plena da CLI da AEB

A Reunião Plena da CLI, ontem, dia 27/06/2017, foi realizada com presença de representantes da Prefeitura do Rio e da ANTAQ. Compareceram mais de 50 especialistas de nossa área.

Por sugestão da Prefeitura, deve ser implantado na CLI da AEB, GT sobre a integração Porto do Rio / Comércio Exterior / desenvolvimento econômico e social, com possível brevidade e integração da Prefeitura. Estiveram presente também Jayme Eduardo, da Prefeitura e Marcelo Crivella Filho, representante ONU.

O Temário Efetivado teve como abertura:

A importância do ENAEX – José Augusto de Castro, Presidente da AEB, cujo evento vai acontecer dias 11 e12 de agosto.

A integração da cidade com o segmento empresarial ligado ao  de comércio exterior de bens e serviços – Marcelo Rotemberg, Superintendente Regional do Centro do Rio.

A Normalização Portuária – O Porto do Rio de Janeiro – Auxiliadora Borges, Gerente Geral de Autorização de Navegação da ANTAQ.

O Porto para o Rio – Marcio Fortes, Diretor de Relações Institucionais da FIRJAN

O papel da CLI no contexto do comércio exterior brasileiro – Jovelino Pires, Coordenador da CLI.

Aconteceram também, os Conselhos de Administração Portuária e o Porto do Rio de Janeiro – Carlos Portella, Vice-Presidente da AEB,

A Participação do segmento empresarial na economia da cidade – William Pamplona, Economista da FIRJAN/CIRJ

A mobilidade e segurança da carga e seus reflexos nas atividades portuárias e aeroportuárias – Gracilia Portela

O transporte terrestre de carga e sua conexão com comércio, indústria e turismo – Eduardo Rebuzzi – Presidente da FETRANSCARGA

A contribuição do comércio exterior para a economia do Rio de Janeiro – Delmo Pinho, Sub-Secretário de Transportes do RJ.

Foi um grande debate e muitos esclarecimentos, coordenados pelo Prof. Jovelino Pires, Coordenador da Câmara de Logística Integrada da Associação de Comércio Exterior