Randon aumenta eficiência fiscal com solução da Cast group

Projeto permitiu à empresa reduzir tempo de emissão dos documentos exigidos pelo SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), de horas para minutos

Mateus de Abreu, gerente de TI da Randon

A Randon, uma das maiores fabricantes mundiais de equipamentos para o transporte de carga e de autopeças, obteve um ganho de eficiência de mais de 95% na emissão dos documentos necessários para atender ao SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), após adotar a plataforma SAP TDF (Tax Declaration Framework), desenvolvida pela SAP, gigante desenvolvedora de softwares.

Segundo Mateus de Abreu, gerente de TI da Randon, a iniciativa visa atender ao grande volume de demandas fiscais que exigem alta capacidade de processamento do ERP da empresa. “Temos uma carga tributária muito alta, e precisávamos agilizar a elaboração e o envio das informações para o SPED, possibilitando as necessárias auditorias e correções dos dados”.

O projeto foi viabilizado pela Cast group, líder nacional em serviços end-to-end para a área de TI, e uma das maiores parceiras de integração da SAP. Além de implantar o SAP TDF, a Cast group agregou o serviço de gerenciamento da plataforma, somada à sua oferta exclusiva, SOFICOM – solução fiscal complementar ao ERP da SAP, desenvolvida para suportar as demandas de mercado em relação às obrigações fiscais.

O SOFICOM unido às capacidades de automação e controle da plataforma TDF, para elaboração de guias ICMS ST (GNRE) e pagamento de impostos, como DARFS’s e GNRE’s, permitiu à Randon eliminar a inclusão manual de cerca de 830 guias de tributos no ERP. “Ao gerar as guias de forma automática agregamos confiabilidade à área fiscal, evitando pagamentos em duplicidade, atrasos, e também protegendo os dados contra possíveis fraudes”.

A importância da Cast group no projeto é ressaltada por Abreu. “Todas essas facilidades e ganhos de agilidade da solução SAP, aliadas aos serviços da Cast group, de suporte e manutenção, garantem que não haja paradas inesperadas no sistema de gestão na hora do envio das informações ao SPED, assim evitamos problemas com o Fisco”.

O gerente de TI comenta outros benefícios alcançados: “O SPED Contábil (ECD), que é mensal, demorava em média 12 horas para ser gerado, e hoje leva somente 30 minutos. Em um ano, o processo que levava 144 horas, caiu para apenas seis horas. Já o SPED Contribuições e o SPED Fiscal passaram de 10 horas, para cerca de 10 minutos”.

A conformidade do sistema da Randon com as regras e prazos do Fisco também é outro ponto destacado. “A determinação de IVA’s (Código de Determinação de Impostos em MM SAP) trouxe automação ao nosso setor de compras, reduzindo o peso de decisões que recaem sobre a área fiscal, resultando em menos erros, maior controle e até em redução de encargos tributários”, conclui.

Sobre a Cast group

Com 28 anos de mercado, a Cast group é uma empresa nacional de Tecnologia da Informação com larga experiência em grandes projetos para as áreas privada e pública, que atua com consultoria de TI e outsourcing de desenvolvimento, aplicações, infraestrutura, e implementação de soluções ERP, TDF, BI, ECM, HCM, CRM, Indústria 4.0, IoT, etc., de um ecossistema de parceiros líderes de mercado, tais como SAP, Oracle, IBM, RedHat. Nos últimos anos, a Castgroup incorporou as empresas, SUM, PowerLogic, HRDevelopers, Logix, Pelissari e Avannt, para complementar suas ofertas para o setor privado.

Hoje, a Cast group é uma das maiores empresa em serviços de aplicações de TI para este mercado, com mais de 320 clientes, especialmente nas áreas de finanças, indústrias e serviços, como, Banco do Brasil, Cielo, Codesp, Datasus, Cervejaria Petrópolis, Renault, Randon, Nissan, CMPC, TIGRE, Atento, Libbs, Usiminas, Colgate Palmolive, Lojas Marisa, SUEZ, Farmoquímica, EMS, Votorantim, Vale, DrogaRaia, BP Biocombustíveis, Ouro Fino, Ipiranga Agroindustrial e Cellera Farma e Proderj. Além, disso, a companhia possui as certificações ISO 9001:2008, CMMI e MPS.BR.

A Cast group atua em todo o Brasil, com mais de 2,5 mil colaboradores e 15 escritórios, além de uma fábrica de softwares e outra de painéis e eletrocentros.

Para 2018, a Cast group tem faturamento estimado de R$ 600 milhões.

Mais informações, visite www.castgroup.com.br