Wärtsilä lança tecnologia que reduz risco de manobras de navios

 Wärtsilä, líder global em soluções energéticas para mercados marítimos e de geração de energia, anunciou o lançamento da tecnologia SmartPredict – inovação desenvolvida pela unidade de Posicionamento Dinâmico (DP) da empresa e projetada para fornecer operações de embarcações mais seguras e eficientes, reduzindo os riscos associados a manobras.O sistema exibe a posição futura e o aproamento previsto da embarcação, e usa algoritmos de análise de posicionamento dinâmico (DP) testados e aprovados para avaliar as forças que afetam a embarcação, fornecendo uma previsão de movimento avançada.

Os sistemas de previsão convencionais utilizam somente parâmetros de entrada básicos, oferecendo uma previsão limitada, enquanto módulo do software SmartPredict utiliza todos os parâmetros usados para controle automatizado pelo sistema de DP e os ajusta para as características de movimento da embarcação específica. Tais entradas incluem a posição e o aproamento atuais da embarcação, bem como sua velocidade e razão de curva, e todas as acelerações associadas.

Os comandos manuais do joystick de controle coordenado e as informações ambientais dos sensores de vento a bordo também são levados em consideração. Todos estes fatores são continuamente avaliados para fornecer uma atualização constante do trajeto da embarcação.

“Possibilitar que o operador preveja o trajeto permite que sejam tomadas decisões mais inteligentes e seguras no manuseio do navio, reduzindo o risco de acidentes. Vemos o SmartPredict como um importante passo na direção de procedimentos mais automatizados, tais como docagem e, eventualmente, manobras de embarcações completamente autônomas”, afirma Maik Stoevhase, Diretor de Elétrica e Automação da Wärtsilä.

Completamente compatível com a função de sobreposição do Sistema de Navegação e Informação em Cartas Eletrônicas (ECDIS), o SmartPredict fornece indicações claras de potenciais perigos durante as manobras de navios, aumentando imediatamente a segurança e a eficiência das operações. A interface permite ainda que o usuário configure os incrementos de tempo para as previsões.

Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *