Nota à Imprensa: Vazamento de óleo durante abastecimento do navio Golden Trade II

No dia 05 de novembro (domingo), por volta das 02h30, ocorreu vazamento de óleo bunker ao mar, por ocasião do abastecimento do navio Golden Trade II, atracado no cais do Armazém 38, pela barcaça TWB-250.  Equipes da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) compareceram ao local, onde permanecem, até o momento, monitorando os trabalhos. A embarcação foi imediatamente cercada com barreiras de contenção.

O Plano de Emergência Individual do terminal portuário da Caramuru, para o qual o navio estava operando, foi acionado por meio da empresa Hidroclean, com apoio da Ocean Safer e Alpinas Briggs, a qual assumiu a mitigação do ocorrido, utilizando barreiras de absorção. Os trabalhos de limpeza continuam no casco do navio, defensa de amarração e estuário, não sendo possível, ainda, precisar o volume de produto vazado.

Duas inspeções marítimas foram realizadas, uma ontem à tarde e outra hoje pela manhã, com objetivo de verificar possíveis vestígios de óleo na Conceiçãozinha, Ponta da Praia, Praia do Góes, Sangava e Ponte Edgard Perdigão e nada foi constatado.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo  (Cetesb)  participaram destas inspeções.