Itubombas atua em unidade da InterCement no extremo Sul do país

Motobomba ITU-86C17 operou no esgotamento de cava da mina Iraí, em Candiota (RS), município que faz divisa com o Uruguai

Desde 2016, a InterCement, empresa brasileira de capital privado que possui um dos maiores complexos cimenteiros do mundo, tem utilizado as soluções de bombeamento da Itubombas em operações de esgotamento de cava da mina Iraí, em Candiota (RS). Após um período de locação, a companhia optou por adquirir um modelo ITU-86C17 para operar permanentemente no bombeamento de água de chuva que parava no local.

Com vazão de 600 m3/h com 120 mca (12bar), o equipamento auxilia a InterCement no desafio de abrir dois novos bancos no fundo da cava, mantendo eles drenados para as etapas de perfuração de rocha, detonação com explosivos, carregamento e transporte de calcário. “Precisamos ter o material o mais seco possível, para não impactar a cadeia de beneficiamento do calcário, o que inclui os processos de britagem, rebritagem, transporte por correia e moagem”, explica o Coordenador de Mineração da InterCement, Lucio da Silva.

Segundo o especialista, a motobomba vem cumprindo o seu papel com excelência. “Os equipamentos da Itubombas são robustos e ideias para serem usados em em condições severas, como as encontradas na mineração”, diz. Silva reforça que a ITU-86C17 tem trabalhado de acordo com o aporte de água na mina, estimando uma produtividade média de 400 m3/h.

Sobre a Itubombas
Fundada em 2003, a Itubombas é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de engenharia, locação e instalação de conjuntos de motobombas à diesel e elétrica com escorva automática com vazões até 2000m³/h e pressões até 400 mca (40bar). Com sede em Itu, a empresa é capaz de atender instalações de médio e grande porte em todo território nacional, utilizando a tecnologia de bombeamento a vácuo. Modernos e eficientes, os equipamentos da empresa foram concebidos para proporcionar agilidade, confiabilidade e simplicidade em operações de bombeamento de líquidos ou rebaixamento de lençol freático.