Hidrovias do Brasil e Panchita G de Navegacion firmam parceria em curso de navegação no Paraguai

 

Professores e alunos da pós-graduação em Engenharia Naval da Universidade Nacional de Asunción (UNA) passam a contar com um novo diferencial em seus currículos. A Hidrovias do Brasil, empresa que oferece soluções logísticas integradas com foco no aproveitamento do transporte hidroviário na América Latina, em parceria com a transportadora fluvial Panchita G de Navegación, passa a disponibilizar um curso de capacitação técnica em segurança operacional de comboios de barcaças, ministrado pelo Prof. Dr. Carlos Daher Padovezi, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT).

“Ano após ano, o transporte de cargas por meio de comboios de barcaças vem aumentando significativamente no Rio Paraguai. Atualmente, mais de 20 milhões de toneladas de cargas saem de Corumbá (MT) e são transportados até a Argentina e o Uruguai por meio dessa solução. Essa atividade contribui – e muito – para a economia de ambos os países, e tem a projeção de crescimento significativo nos próximos anos, o que faz aumentar ainda mais a responsabilidade de garantir a segurança na operação, um dos principais pilares estratégicos de nossa atuação”, destaca Francisco Catarino, diretor de Navegação da Hidrovias do Brasil.

Por meio de uma metodologia prático teórica dividida em duas etapas, o curso terá apoio da Hidrovias durante o treinamento efetivo no manejo de barcaças, que acontece nas instalações técnicas do IPT. No local, os alunos terão contato direto com tanques de provas, um dos poucos na América do Sul que permitem a verificação prática dos estudos com modelos de comboios, simulando as diversas condições de navegação que podem ocorrer em um percurso fluvial.

“Com este curso temos a oportunidade de promover um intercâmbio de conhecimento entre duas empresas que são referência na navegação hidroviária do Arco Sul, além de ampliar o acesso às melhores práticas relacionadas à segurança do manejo de comboios”, finaliza o executivo.

Sobre a Hidrovias do Brasil

A Hidrovias do Brasil é uma empresa de logística integrada com foco no aproveitamento do transporte hidroviário, em toda a América Latina. No Corredor Logístico Norte (Miritituba-Barcarena, Pará), a empresa oferece uma alternativa logística para o transporte e escoamento de grãos da região Centro-Oeste do Brasil, além da operação de cabotagem para transporte de minérios. Para estas operações, foram investidos R$ 2,2 bilhões na região, que tem capacidade de movimentar até 6,5 milhões de toneladas de grãos por ano. Já no Corredor Logístico Sul, a empresa opera por meio da Hidrovia Paraguai-Paraná, onde movimenta mais de 6 milhões de toneladas de cargas diversas, como commodities agrícolas, minérios, fertilizantes, celulose, entre outras. A Hidrovias do Brasil foi fundada em 2010 pelo fundo de infraestrutura do Pátria Investimentos, e conta ainda com participações de outros investidores, como AIMCO, Temasek, Blackstone, IFC e BNDESPar.

Mais informações: www.hbsa.com.br