Hidrovia – Transpetro renegocia contratos e deve cancelar pedidos de navios

Suspensão de acordo é novo risco para estaleiros que já passam por graves dificuldades financeiras. Programa de renovação da frota da subsidiária da Petrobras foi criado por Sérgio Machado, delator da Lava Jato

Navio José Alencar, da Transpetro. Foto: Divulgação.
Navio José Alencar, da Transpetro. Foto: Divulgação.

A Transpetro, subsidiária da Petrobras para a área de transportes, decidiu renegociar contratos do programa de renovação da frota criado por Sérgio Machado, delator da Operação Lava Jato.

Citados pelo ex-presidente da Transpetro como fonte de recursos ilegais para políticos,  estaleiros contratados pelo programa de renovação de frota da companhia passam por graves dificuldades financeiras.

Até agora, foram entregues 14 dos 41 navios contratados. Outros 13 tiveram os contratos rescindidos por problemas durante as obras ou atraso na entrega.

A Transpetro não detalha o processo de renegociação, que será anunciado oficialmente nos próximos dias, mas a Folha apurou que deve levar a mais cancelamentos. De acordo com a companhia, neste momento, dez embarcações estão em obras. “Os contratos referentes aos demais navios estão sendo negociados”, disse a Transpetro, em
nota.

Em seu balanço do ano passado, a subsidiária da Petrobras informa que já gastou R$ 5,5
bilhões com a compra dos navios.

As encomendas motivaram abertura de três estaleiros no Brasil: Atlântico Sul (EAS) e Vard Promar, no Recife, e Rio Tietê, em Araçatuba (SP).
ATINGIDOS

A perspectiva de cancelamento assusta, principalmente, o EAS, símbolo da reconstrução da
indústria naval. O estaleiro entregou 7 dos 10 navios de seu primeiro contrato. No momento,
finaliza os três restantes e tenta manter outros 12 encomendados.
Controlado pelas construtoras Camargo Corrêa e Queiroz Galvão, o EAS vem acumulando
prejuízos. Em 2015, foram R$ 200,8 milhões.
Atualmente, opera com cerca de 3.000 empregados — quase um quarto do pico dos 11 mil do
início da década.
Outros que têm encomendas são o Vard Promar e o Rio Tietê, contratado para construir 20
comboios hidroviários para transportar etanol.
O Vard Promar entregou três navios para transporte de gás e ainda tem cinco em obras —dois
contratos foram cancelados. Seu controlador, o grupo italiano Fincantieri, disse no balanço de
2015 que seus resultados foram “severamente afetados pelos desafios operacionais” no Brasil.
O Estaleiro Rio Tietê entregou três comboios hidroviários, que são compostos por quatro
barcaças e um empurrador, e finaliza o quarto. As obras dos 16 restantes foram suspensas até
outubro, quando as empresas vão rediscutir os cronogramas.
Estaleiros x Transpetro
Estaleiro Mauá (Niterói)
Fechou em julho de 2015 e entrou em recuperação judicial no final do ano. Tem três navios da
Transpetro inacabados
Estaleiro Ilha SA (Rio)
Fechou em dezembro de 2015 e entrou compedido de recuperação judicial. Temnavios
inacabados da Marinha e da LogIn
Estaleiro Atlântico Sul (Ipojuca-PE)
Tem 3.000 empregados — chegou a 11mil. Está terminando os dois últimos navios do primeiro
contrato com a Transpetro e negocia a manutenção do segundo
Estaleiro Promar (Ipojuca-PE)
Reduziu número de empregados de 2.000 para 1.400. Tem contratos para quatro navios para a
Transpetro. Dois foram cancelados em 2015
Estaleiro Rio Tietê (Araçatuba-SP)

Finaliza o quarto de 20 comboios contratados e suspendeu, a pedido da Transpetro, as obras
dos restantes
Fonte: Folha de São Paulo – SP