Gerdau conquista prêmio pelo melhor case de RFID para logística

 

A Gerdau recebeu, durante o 11° Prêmio RFID Journal, a conquista de melhor case de RFID (Identificação por Rádio Frequência) para logística/supply chain em sua unidade de Ouro Branco (MG) para os produtos de perfis estruturais. A premiação internacional, que aconteceu no dia 11 de maio, no Arizona (EUA), reconhece os principais estudos de caso e as melhores práticas sobre soluções de fornecedores relacionadas à identificação por radiofrequência (RFID) e tecnologias de Internet das Coisas (IoT) das empresas em todo o mundo.

O projeto da Gerdau nasceu com o desafio da área de logística de encontrar soluções que otimizassem a gestão de estoques e carregamentos de caminhões na usina. Antes, ao chegar na Gerdau, o motorista se direcionava a portaria, realizava um cadastro, aguardava sua liberação e recebia um cartão que permitia a sua entrada. Dentro da usina, ao passar pela balança, o caminhoneiro era direcionado a área de carregamento de perfis estruturais. Na sequência, ele seguia para o carregamento do produto, onde seu veículo aguardava até que um colaborador da Companhia liberasse o carregamento, que era identificado de forma manual no estoque.

No estudo apresentado, a implantação do RFID criou um ambiente de rastreabilidade automática para as movimentações de produtos e equipamentos, com foco na automação dos processos de recebimento, gestão de estoques e carregamentos. Foram instalados diversos sensores e leitores de RFID nos equipamentos de movimentação interna na usina, como pontes rolantes e empilhadeiras. O processo contribui para que o colaborador coordene o sistema de carregamento dos caminhões de forma automática, direcionando onde serão coletados os materiais que ficam no estoque.

“Estamos muito felizes por essa conquista em uma das principais publicações internacionais do setor. Na Gerdau, não medimos esforços quando falamos de inovação e digitalização na indústria do aço. Em linha com um dos principais valores da companhia, a iniciativa garante o aprimoramento da gestão dos equipamentos e estoques, garantindo um ganho de produtividade nas operações logísticas, e contribuindo também para que nossos clientes acompanhem em tempo real o rastreamento de sua mercadoria, desde a saída da usina até o destino final”, destaca Carlos Hamilton, Diretor Industrial da Usina Ouro Branco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *