ENAEX 2018 discute participação feminina no comércio internacional

Evento promovido pela AEB acontece no Rio dias 15 e 16 de agosto

Rio de Janeiro, 7 de agosto de 2018 – A mulher no comércio internacional será o foco de um dos painéis do Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX  2018), que este ano terá como tema “Desafios para um Comércio Exterior Competitivo”. Promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), o encontro acontece dias 15 e 16 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

A decisão de colocar o assunto em foco foi, segundo o presidente da AEB, José Augusto de Castro, uma demanda de executivas que atuam não só junto às atividades da AEB, como de outras entidades empresariais ligadas o setor. “Hoje as mulheres estão cada vez mais atuantes, então, este ano, resolvemos dar voz a elas para, a partir do que for discutido, podermos, juntos, trabalhar para dirimir as dificuldades e desafios que, certamente serão apresentados”, completa Castro.

O painel, que acontece no dia 16, entre 14h e 15h30, terá as presenças de Andrea Zamolyi Park, diretora de Assuntos Governamentais e Corporativos da Caterpillar; Denise Mazarro Naranjo, diretora de Assuntos de Comércio Exterior da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM); Eliane Fontes, da GBI Consultoria e conselheira da AEB; e Michelle Fernandes, CEO da M2Trade. A mediação será da executiva Monnike Garcia, fundadora do blog Mulheres no Comex e proprietária da Labcomex.

“De acordo com Monnike, a decisão da AEB colocar em discussão a participação feminina no segmento é importante, na medida em que hoje ainda são poucas as mulheres em cargos gerenciais, mas muitas atuando nas áreas operacionais. “Este pode ser o início de uma mudança, pois temos uma série de habilidades que preenchem os requisitos, tanto para o profissional que atua em comércio exterior, quanto ao perfil que o profissional deve ter até 2020, segundo o Fórum Econômico Mundial”, destaca Monnike.

Sobre o ENAEX

Além dos painéis que vão discutir as principais questões que envolvem o setor, com vistas a melhorar a competitividade dos produtos brasileiros, estão previstos workshops, painéis e debates sobre os principais temas relacionados ao setor. Os inscritos também terão a oportunidade de participar de despachos executivos e reuniões, assim como visitar a área de exposição com estandes de empresas, entidades, órgãos públicos e mídias especializadas.

Serviço:

Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX 2018)

Data: 15 e 16 de agosto de 2018

Horário: 9h às 18h30 (15/8) e 9h às 17h30 (16/8)

Local: Centro de Convenções SulAmérica (Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova – Rio de Janeiro – RJ)

Informações e inscrições: www.enaex.com.br/enaex2018

Sobre a AEB

A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) é uma entidade privada, sem fins lucrativos e de âmbito nacional, que representa o segmento empresarial de exportação e importação de mercadorias e serviços, bem como as atividades correlatas e afins. Fundada em 20 de agosto de 1970, a AEB tem como principal objetivo atuar junto aos órgãos públicos e privados pela adoção de medidas que favoreçam a expansão competitiva e sustentável do comércio exterior. Também busca promover a aproximação de todos os elos da cadeia de negócios com fins de estudos técnicos, cooperação e defesa dos interesses e objetivos comuns, visando ao desenvolvimento econômico e social do país.