Empresa chinesa avança projeto internacional fora da China

A China Communications Construction Company (CCCC), grande empresa chinesa da área de infraestrutura e construção pesada, tem grande interêsse no mercado brasileiro. Em 2016 adquiriu 80 % do controle da construtora Concremat e do projeto de um terminal para movimentação de fertilizantes e granéis sólidos no Porto de Itaqui (MA). Agora em  2017,  a empresa está  finalizando a aquisição de Malha Sul da rede de ferrovias da Rumo Logística.

O valor do negócio estaria condicionado aos dados coletados pelo levantamento, incluindo os detalhes do contrato de concessão junto ao governo Federal.

A Malha Sul da Rumo compreende uma rede de transporte ferroviário de cargas que se estende pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e parte de São Paulo. Em sua estratégia, a CCCC estuda a aquisição dos ativos em joint-venture com a australiana Macquire e o banco de investimentos Modal, que responde por sua assessoria financeira no Brasil.

Com um faturamento global de cerca de 60 bilhões de dólares por ano, a CCCC avança em seu projeto de internacionalização com investimentos pesados fora da China. A empresa detém projetos imobiliários nos Estados Unidos e de infraestrutura em vários países asiáticos, além de estar presente em muitas obras na África. No Brasil, ela investiu 350 milhões de reais na aquisição da Concremat e planeja aportar 1,7 bilhão de reais na implantação do terminal de cargas no Porto de Itaqui.

Assessoria