Dispositivo Diferencial Residual (DR) WEG garante mais segurança nas instalações elétricas

Equipamento protege instalações residenciais, comerciais e industriais contra choques elétricos

Segundo a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), choques elétricos matam em média dois brasileiros por dia e 30% dos casos acontecem dentro de casa. E a estatística torna-se ainda mais preocupante quando apresenta a média de idade das vítimas: cerca de 10% tem entre 0 e 15 anos.

O DR é um poderoso aliado na redução desses acidentes, pois além de garantir proteção contra descargas elétricas, é um dispositivo simples, pequeno e de fácil instalação.

Sua função é detectar fugas de corrente em circuitos elétricos, desligando imediatamente a alimentação, evitando assim o conhecido choque.

Essas fugas ocorrem por diversos motivos: um toque acidental, um fio desencapado, o uso de equipamentos elétricos em áreas molhadas ou mesmo um brinquedo inserido na tomada por uma criança curiosa. Nestes casos, a corrente elétrica “foge” para a terra através do corpo do usuário causando o choque elétrico.

O uso dos DRs é regulamentado pela norma NBR 5410/97 e é obrigatório em áreas molhadas de residências como cozinhas, áreas externas e lavanderias. A instalação também é exigida em prédios públicos, supermercados, shoppings e hotéis.

Instalações antigas ou mesmo as recentes, feitas sem respeito às normas, são um perigo ao usuário mas a correção é simples e pode ser realizada por um eletricista capacitado.

Conheça mais sobre os DRs

http://www.weg.net/institutional/BR/pt/news/produtos-e-solucoes/dispositivo-diferencial-residual-dr-weg-garante-mais-seguranca-nas-instalacoes-eletricas?1