BNDES e Banco Mundial assinam acordo de cooperação com foco em infraestrutura

Memorando de Entendimentos foi assinado nesta quinta, 6, em Washington, pelo presidente do BNDES, que participa da 22ª Conferência Anual do CAF

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Mundial (BIRD) assinaram nesta quinta-feira, 6, Memorando de Entendimento com o objetivo de criar bases para a atuação conjunta das duas instituições no desenvolvimento de instrumentos financeiros para infraestrutura.
O documento foi firmado em Washington pelo presidente do BNDES, Dyogo Oliveira, e o vice- presidente para América Latina e Caribe do Banco Mundial, Jorge Familiar. Oliveira está na capital americana para participar da 22ª edição da Conferência Anual do CAF (Banco de Desarrollo de América Latina).
“A partir do memorando, abrem-se várias possibilidades de atuação em comum com Banco Mundial: poderemos ter fundos de infraestrutura em conjunto; poderemos atuar como co-financiadores do mesmo projeto. Vamos ter, por exemplo, ações coordenadas de compra de debêntures de infraestrutura”, avaliou o presidente do BNDES, que se reuniu, também nesta quinta, 6, com o presidente do BIRD, Jim Yong Kim.
Ainda segundo Oliveira, o acordo assinado hoje está alinhado a uma série de outras inciativas do BNDES em parceria com organismos multilaterais — como o próprio Banco Mundial, BID e a CAF —, para criação de fundos de investimento.