1º Fórum Náutico discute potencial do litoral paranaense

Evento gratuito acontece no dia 29 de junho e faz parte da programação do Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica de Guaratuba

Comando Comunicação – 18/06/2018 – Dentro da programação do Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica, em Guaratuba, que acontece de 28 a 30 de junho de 2018, no Iate Clube de Guaratuba, haverá o 1º Fórum Náutico do Litoral do Paraná. O fórum será na sexta-feira, 29 de junho. Serão discutidos temas como a economia náutica do Paraná, projetos de desenvolvimento do turismo da região e o potencial dos esportes náuticos no litoral paranaense e conservação dos oceanos. A entrada é franca e as inscrições devem ser realizadas pelo e-mail contato@adeturlitoral.com.br até dia 28 de junho.

Dentre os participantes do Fórum, destaque para as presenças do Ronaldo Basílio e de Sergio Laus. “O Ronaldo é o CEO da Westrec Marinas na América Latina, uma das maiores operadoras de marinas do mundo, atua com implantação e desenvolvimento de projetos de Marinas na América Latina, e é proprietário de algumas marinas no Brasil. Já o Sergio Laus é surfista profissional, recordista mundial de surf na Pororoca e também produz um programa do canal OFF na Globosat”, detalha Rafael Andreguetto, diretor executivo Agência de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná (ADETUR LITORAL). O fórum é realizado pela ADETUR LITORAL em parceria com a Loba do Mar Eventos, organizadora do Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica de Guaratuba, e conta como apoio do SEBRAE/PR. “ Como o SEBRAE PR atua de forma territorial com o intuito de alavancar as vocações de determinadas localidades, o apoio à realização do 1º Fórum Náutico do Litoral está alinhado à estratégia do SEBRAE de fomentar a criação e/ou fortalecimento de espaços de diálogos com o intuito de debater o desenvolvimento da economia náutica no Litoral”, explica Caren Santos, Gestora dos Projetos de Turismo no Litoral do SEBRAE/PR.

De acordo com estudo realizado pelo SEBRAE/PR em 2017 sobre a Economia Náutica do Litoral, o Paraná possui a 5ª maior frota de embarcações do País, sendo que no Litoral há, atualmente, entorno de 52 marinas, iates clubes e garagens náuticas instaladas. Embora os números da oferta sejam expressivos, há oportunidades para os empreendedores de micro e pequenas empresas nesta cadeia, ampliando a oferta de passeios náuticos e de atividades relacionadas aos esportes aquáticos, de prestadores de serviço especializados e de comércio de produtos e acessórios relacionados ao segmento náutico e de pesca, bem como a realização de eventos. Além disso, o desenvolvimento da economia náutica tem potencialidade de impactar diretamente em outros segmentos característicos do turismo, como a hotelaria e a gastronomia.  De acordo com gestora de projetos, eventos como Festival podem ser considerados uma importante estratégia para ampliar a oferta turística durante o ano. “Por isso é fundamental que o calendário do Litoral seja estruturado conjuntamente entre os municípios e tenha envolvimento da iniciativa privada, com intuito de agregar valor aos serviços e produtos turísticos ofertados”, lembra.

Sobre o Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica de Guaratuba

As inscrições para o Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica estão abertas. O campeonato Sul Brasileiro de Pesca, que está em sua 14ª edição, se torna Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica nesta edição de 2018. O evento vai reunir, entre os dias 28 e 30 de junho no Iate Clube de Guaratuba, pescadores em busca do maior Robalo da baía de Guaratuba, no litoral paranaense. Existem na baía duas espécies de Robalos: o Peva e o Flexa. O evento reunirá mais de 300 pescadores para as atividades competitivas e mais de 1.000 pessoas para todas as atividades paralelas como o Fórum Náutico do Litoral e Programa de Educação Ambiental.

“A ideia de transformar o Sul Brasileiro de Pesca em um grande festival é agregar mais atividades à parte competitiva do evento e atender outros públicos. Vamos ter atividades culturais e socioambientais envolvendo as escolas e a comunidade local, uma expo para ativação das marcas patrocinadoras e um torneio de arremesso que complementam a programação”, destaca Giselle Furtado, da Loba do Mar, organizadora do festival.

O torneio de pesca, que será no sábado (30), conta com duas categorias: Isca Artificial e Isca Livre. Na categoria Isca Artificial as embarcações, com no máximo três pessoas, pescam apenas o Robalo (Centropomus Sp), no sistema pesque e solte. Os peixes capturados devem ter condições de retorno saudável à água sem marcas de pré-captura. Já na categoria Isca Livre estão liberadas a pesca de qualquer espécie que não tenha a pesca restringida pela legislação do IBAMA. Para mais informações sobre as provas, consulte o regulamento do torneio em http://www.lobadomar.com.br/sulbrasileiro/assets/files/Regulamento.pdf.

Além dos troféus, medalhas e dos brindes dos patrocinadores para os melhores colocados em cada uma das categorias (Isca Artificial e Isca Livre), esse ano a maior novidade fica por conta do sorteio de um carro 0Km entre os participantes das provas.

Além disso, o festival inova e apresenta o 1° Fórum Náutico do Litoral com provas de habilitação náutica aplicadas pela Capitania dos Portos da Marinha do Brasil, palestras sobre náutica, pesca, meio ambiente, esportes aquáticos, regulamentação e painéis.  O fórum é uma iniciativa conjunta da ADETUR (Agência de Desenvolvimento do turismo sustentável do litoral do Paraná) e da AMLIPA (Associação dos Municípios do Litoral do Paraná), Loba do Mar Eventos, associações de pesca e náutica, associações de marinas, a Paraná Turismo, SEBRAE/PR e outras entidades que atuam com a economia náutica.

 

1° Fórum Náutico do Litoral do Paraná

Data: Sexta-feira, 29 de junho de 2018

Programação

9h00 – Credenciamento e Abertura

9h30 – Reunião Implementação Fórum Náutico – Palavra da AMLIPA e ADETUR

Pauta: Objetivo da formação do Fórum Náutico “Economia Náutica do Paraná” e “Lei de

Incentivo aos Eventos”

11h30 – Palestra “Potencial dos Esportes Aquáticos no Litoral do Paraná” com Sérgio Laus –

Surfista Profissional, recordista mundial de surf na Pororoca

12h30 – Pausa para o almoço

14h00 – Palestra “Salvaguarda no Mar” com Com. Germano Teixeira da Silva – Capitão de Mar

e Guerra / Capitão dos Portos do Paraná

15h00 – Painel “A Economia Náutica do Litoral do Paraná”

Painelistas:

  • Caren Santos – Gestora de Projetos de Turismo no Litoral
  • Prof. Rangel – Oceanógrafo e professor da UFPR Litoral

16h00 – Intervalo

16h15 – Palestra “As Marinas e o Desenvolvimento do Turismo” com Eng. Ronaldo Basílio de

Souza, Sócio da Top Marinas S/A – Investimento e Operação de Marinas

17h15 – Palestra “A Relação entre a Conservação dos Oceanos e o Turismo Náutico” com

Robin Loose, da Associação Mar Brasil e Projeto Rebimar

Data: Sexta-feira, 29 de junho

Local: Iate Clube de Guaratuba – Rua José Bonifácio, s/nº

Inscrições pelo e-mail: contato@adeturlitoral.com.br

Para mais informações: 41 3024-0074 ou 41 9.9164-6395

Entrada franca.

Patrocínio: SANEPAR

Realização: ADETUR Litoral e Loba do Mar Eventos

Apoio: Adventuri Boats, Prefeitura Municipal de Guaratuba, RCL Ideias, Negócios e Turismo, UFPR Litoral, Marinha do Brasil, Paraná Turismo, SEBRAEPR, Secretária do Esporte e do Turismo do Estado do Paraná, Associação MarBrasil